Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas comemora dez anos

Redação do Site Inovação Tecnológica - 08/11/2012


FAQ Técnica

O Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas (SBRT) comemorou dez anos de criação da rede, que atua como ferramenta de acesso à informação tecnológica para empresas para a promoção da competitividade, em especial, em atendimento aos micros e pequenos empresários e empreendedores.

Idealizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o sistema hoje é conduzido por 13 instituições parceiras e atingiu a marca de 1 milhão de acessos ao site do serviço.

"Temos 55 mil demandas registradas e 18 mil respostas técnicas variadas prontas para ser acessadas", anunciou a coordenadora do SBRT, Vera Arcar, ao comentar a crescente demanda do portal, que aumenta 50% ao ano.

"Conseguimos fazer com que as informações que antes estavam trancadas nas universidades chegassem ao micro e pequeno empresário," comentou.

Na abertura do evento, no auditório do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do MCTI, Alvaro Prata, falou sobre o esforço empreendido no Brasil para incluir ciência, tecnologia e inovação (CT&I) na agenda do país. "De uma maneira mais disseminada e com capilaridade o SBRT tem conseguido fazer isso, ao longo dos anos, com rapidez e levando conhecimento e tecnologia para aqueles que nos demandam", afirmou.

Desenvolvimento tecnológico

"O desafio é levar o país a um estágio de desenvolvimento produtivo não só em commodities, mas naquilo que gera conhecimento e renda à nossa população", disse o presidente do CNPq, Glaucius Oliva,

Oliva incluiu o SBRT entre as iniciativas de sucesso para fazer a ponte entre o conhecimento gerado nas universidades e as empresas.

"Informação é riqueza. Podemos comemorar os dez anos como ampla fertilidade no solo da competitividade.", comentou o diretor do Ibict, Emílio Suaiden.

"Os números falam por si, é um projeto vitorioso", concordou o diretor técnico do Sebrae, Carlos Alberto Santos, que falou do serviço, entre outras medidas adotadas no país, para o fortalecimento dos pequenos negócios e para a redução da mortalidade das empresas.

"Em 2000, 48% das empresas deixavam de existir em dois anos. Em dados mais recentes, de 2008 para 2009, chegamos à marca de 73% de sobrevivência. O SBRT faz parte dessa história de sucesso", informou.

Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas

O SBRT é apoiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com o suporte do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict/MCTI).

A rede é formada pelo Centro de Apoio Tecnológico da Universidade de Brasília (CDT/UnB), pela Agência USP de Inovação, pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai - Rio Grande do Sul/Amazonas), pelo Instituto de Tecnologia do Paraná, pela Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais, pelo Instituto Evaldo Lodi da Bahia, pela Rede de Tecnologia e Inovação do Rio de Janeiro e pela Universidade do Estado de São Paulo (Unesp).

O serviço pode ser acessado gratuitamente no endereço http://sbrt.ibict.br.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Sites de Pesquisa
  • Políticas de Ciência e Tecnologia
  • Inovação nas Empresas
  • Inteligência Artificial

Mais tópicos