Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Robótica

Sistema neural interpreta pensamentos básicos à distância

Redação do Site Inovação Tecnológica - 21/09/2009


Um conjunto internacional de pesquisadores, coordenados pelo Dr. Juan López Coronado, da Universidade Politécnica de Cartagena, na Espanha, está desenvolvendo um sensor que pretende não apenas ser capaz de interpretar intencionalidades básicas do pensamento humano, mas também de interpretá-los à distância.

O objetivo da pesquisa não é criar algum tipo de "leitor de pensamentos", mas de permitir que pessoas com deficiências físicas e neurológicas possam controlar equipamentos robotizados sem a necessidade da inserção física de sensores em seus corpos ou mesmo da colagem de sensores diretamente na cabeça.

Roupas inteligentes

O conjunto de sensores sem fios deverá ser instalado em um chapéu ou boné ou mesmo em uma outra peça de roupa dotada de conexões elétricas, conhecidas pelo conceito de "roupas inteligentes."

"O dispositivo permite decodificar a intencionalidade da pessoa por meio de sensores não-invasivos, ou seja, sem a necessidade de perfurar a caixa craniana. Algoritmos de computador capturam os sinais elétricos dos sensores e interpretam os aspectos básicos do pensamento humano ligados à coordenação motora," explica o Dr. Coronado.

Antecipando o movimento do outro

Se esta descrição do novo sistema não parece apresentar muitas novidades, o Dr. Coronado logo antecipa novidades quando o sistema for utilizado simultaneamente por várias pessoas: "Entre duas pessoas que estejam portando o novo sistema, tendo os sensores no boné ou na roupa, um deles poderá interpretar com antecipação se a outra pessoa pretende estender a mão para cumprimentá-lo."

Por exemplo, duas pessoas cegas, ambas portando o novo sistema de sensores sem fios, poderão aproximar-se e cumprimentar-se dando-se as mãos naturalmente. Várias outras possibilidades serão exploradas nos primeiros testes, incluindo o acompanhamento de pessoas idosas e o acionamento à distância de equipamentos robotizados.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Sensores
  • Inteligência Artificial
  • Robôs
  • Saúde e Reabilitação

Mais tópicos