Meio ambiente

Inventada técnica para reciclar roupas de algodão

Redação do Site Inovação Tecnológica - 26/08/2020

Sustentabilidade na moda: Inventada técnica de reciclar roupas de algodão
Enrolado em uma bobina, o fio de filamento de viscose foi fiado de algodão reciclado, previamente transformado em folhas de celulose.
[Imagem: Fraunhofer IAP]

Reciclagem de roupas

Todo o mundo já ouviu falar - e muitos já o fizeram - em doar roupas não mais usadas, mas poucos se dão conta de que, um dia, as roupas não têm mais condições de uso, e devem ser descartadas.

Esse problema ganhou uma nova dimensão recentemente, quando cientistas descobriram que o que está poluindo os oceanos são principalmente fibras de roupas, e não plásticos.

Ante essa notícia, uma equipe da Alemanha e da Suécia correu para contar que tinham acabado de desenvolver uma tecnologia que, pela primeira vez, permite reciclar roupas velhas de algodão.

André Lehmann e seus colegas conseguiram converter a polpa resultante da trituração de roupas velhas em fibras de viscose feitas de pura celulose. "Os têxteis raramente consistem em algodão puro. Os jeans, por exemplo, sempre contêm uma certa quantidade de fibras químicas, como poliéster ou elastano," justifica o pesquisador.

Roupas velhas em lugar de madeira

A indústria têxtil geralmente usa celulose como matéria-prima para a produção de fibras celulósicas regeneradas, como viscose rayon, modal e liocel. Essa polpa não derrete, então ela precisa ser dissolvida em uma solução e passada por uma fieira, para ser transformada em fibras celulósicas. A matéria-prima para essa polpa geralmente é a madeira.

O que a equipe fez foi substituir a madeira por roupas velhas.

"Conseguimos extrair as fibras estranhas da polpa definindo os parâmetros corretos para os processos de dissolução e fiação, por exemplo, com estágios de filtração eficazes," contou Lehmann.

O resultado é um fio de filamento, ou seja, um fio contínuo de fibra, de vários quilômetros de comprimento, constituído por 100% de celulose, cuja qualidade é comparável à da fibra celulósica regenerada a partir da madeira.

"As roupas de algodão costumam ser incineradas ou vão parar no aterro. Agora, elas podem ser recicladas várias vezes para contribuir com uma maior sustentabilidade na moda," afirmou Lehmann. "O material inicial para as fibras de viscose de rayon tem sido a celulose à base de madeira. Otimizando os processos de separação e intensificando a filtração das fibras estranhas no processo de fiação, seremos eventualmente capazes de estabelecer a fibra de algodão natural reciclado como uma fonte alternativa séria de celulose e matéria-prima básica. "