Redação do Site Inovação Tecnológica - 26/11/2025

Plastinação da madeira
Uma técnica usada para a preservação a longo prazo de restos humanos e animais está sendo testada agora para ajudar a preservar a madeira usada na construção civil.
A plastinação, originalmente desenvolvida para embalsamar corpos, está sendo utilizada para aprimorar a funcionalidade e a durabilidade da madeira e de materiais compósitos avançados, também conhecidos como "madeira engenheirada".
Olivia Margoto e colegas da Universidade da Colúmbia Britânica, no Canadá, já haviam descoberto como usar a plastinação do bambu para criar um material de construção composto forte e durável.
Agora eles foram além e demonstraram que técnica também pode ser usada na madeira natural, mais especificamente no cedro vermelho ocidental, uma das madeiras mais usadas na construção civil na América do Norte, para torná-la mais resistente e proteger a madeira contra danos causados pela água e pelo apodrecimento.
"O cedro-vermelho-ocidental é valorizado por sua abundância e renovabilidade, embora sua tendência a absorver umidade seja uma grande desvantagem," contou Margoto. "Ao aplicar a plastinação, preservamos a estrutura da madeira de dentro para fora, mantendo sua resistência e melhorando drasticamente sua resistência à água."

Como "mumificar" a madeira
A plastinação controla a umidade na madeira ao substituir a água na estrutura celular por um composto de silicone. Isso cria uma barreira durável e hidrofóbica que resiste ao inchaço, apodrecimento e rachaduras, efetivamente aumentando a durabilidade da madeira e ainda reduzindo seu peso.
Os tratamentos convencionais de proteção da madeira tipicamente dependem de revestimentos superficiais, como tintas e vernizes, impregnação com massa ou tratamentos químicos. A plastinação oferece uma abordagem fundamentalmente diferente, agindo no interior da madeira, inicialmente por um processo de desidratação, feito com acetona, e então infundindo-a com um polímero compatível.
Isso substitui a água dentro das células e preserva a arquitetura anatômica anteriormente ocupada pela umidade. Mais importante ainda, o tratamento não compromete a resistência à tração e tende a melhorar a flexibilidade da madeira.
Os testes com a madeira plastinada mostraram uma redução na absorção de água em quase 60% e um aumento na hidrofobicidade da superfície de mais de 45%.
"A plastinação oferece uma alternativa poderosa aos preservativos de madeira tradicionais, que muitas vezes dependem de produtos químicos tóxicos ou revestimentos de curta duração," disse o professor Abbas Milani. "Esta técnica pode prolongar significativamente a vida útil de produtos de madeira natural, sem comprometer o desempenho ambiental."