Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Materiais Avançados

Tecnologia acaba com doação de ossos para implantes

Redação do Site Inovação Tecnológica - 21/07/2008

Tecnologia acaba com doação de ossos para implantes
Osso de um maxilar, construído com a nova técnica que sinteriza um pó metálico biocompatível.
[Imagem: Fraunhofer IFAM]

Utilizando um programa de simulação que consegue calcular com precisão a estrutura e a porosidade interna dos ossos humanos, cientistas alemães desenvolveram uma técnica que permite que ossos a serem implantados possam ser produzidos sob encomenda e praticamente na hora.

Estrutura interna dos ossos

Os ossos humanos têm uma estrutura interna inigualável: eles são firmes e compactos em alguns pontos e altamente porosos em outros. É isto o que dá a eles uma combinação imbatível de leveza e resistência.

O que os pesquisadores fizeram foi elaborar um programa de simulação que consegue calcular a estrutura interna e a densidade de distribuição do material com que o osso artificial será construído, de forma que ele atenda às especificações necessárias ao implante.

Prototipagem com pó de titânio

Depois de calculada a estrutura toda, o programa envia as instruções para um equipamento especial de prototipagem rápida. O osso artificial vai sendo construído camada por camada pela deposição de um finíssimo pó metálico.

Um feixe de raio laser aquece e sinteriza o pó metálico nos pontos exatos onde ele deve apresentar maior firmeza, deixando os poros livres onde o material deve ser mais leve.

O pó metálico utilizado é feito de materiais biocompatíveis, como o titânio e ligas especiais de aço.

Implantes sob medida

Embora possa ser utilizada em qualquer aplicação industrial, os cientistas voltaram seus esforços para o desenvolvimento de uma tecnologia que pudesse criar implantes ósseos sob medida.

A técnica foi refinada a ponto de permitir a adaptação do material depois que o implante já está pronto, por meio de furações e usinagem de precisão.

Para conhecer outra pesquisa que aprimorou a técnica de implantes ósseos, veja Nanotecnologia gera melhores próteses com liga de titânio.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Saúde e Reabilitação
  • Impressão 3D
  • Metais e Ligas
  • Saúde e Reabilitação

Mais tópicos