Informática

Tela mostra informações usando apenas ar e água

Seco dentro d'água

Pesquisadores da empresa Nokia e da Universidade de Aalto, na Finlândia, descobriram uma forma inusitada de escrever e apresentar informações usando apenas ar e água.

Eles usaram uma superfície superhidrofóbica, ou seja, um material que repele fortemente a água, e a colocaram no fundo de uma vasilha com água.

Isso cria um "colchão" de ar entre a água e a superfície no fundo, que pode ser manipulada para mostrar as informações.

Micro e nano escalas

A superfície foi construída com nanoestruturas em duas escalas de tamanho: micropostes com 10 micrômetros de altura e, sobre toda a superfície desses micropostes, filamentos 1.000 vezes menores, ou seja, nanopostes.

Nessa superfície em dois níveis, a camada de ar pode assumir dois formatos diferentes, como se fossem duas formas diferentes de manter a água afastada.

Os pesquisadores descobriram que é fácil alternar entre os dois estados usando um bico para criar uma sub ou uma sobre-pressão sobre a água.

A alternância envolve apenas uma mudança no formato da camada de ar sobre a superfície superhidrofóbica - nada acontece com a superfície propriamente dita.

"A energia mínima necessária para chavear entre os estados significa que o sistema é biestável, o que é uma característica essencial dos componentes de memória, por exemplo," explica o Dr. Robin Ras, coordenador da pesquisa.

Tela mostra informações usando apenas ar e água
As saliências em micro e nano-escala criam efeitos ópticos diferentes, permitindo mostrar as informações. [Imagem: Verho et al./Pnas]

Contraste óptico

O mais interessante é que há um contraste óptico muito forte entre os dois estados devido à diferença de tamanho das estruturas microscópicas e das estruturas nanoscópicas na superfície das primeiras, permitindo ver a informação com muita clareza.

O processo é reversível em uma escala de "pixel" - correspondente à espessura do bico de gravação.

A "tela" inteira também pode ser apagada retirando-a da água: a placa sai completamente seca, sem qualquer sinal da escrita em sua superfície.

Ainda não há propostas para uso prático da tecnologia: mas ela pode se tornar muito interessante para outdoors e vitrines se for colocada para funcionar na vertical, em um invólucro selado, por exemplo.

Bibliografia:

Reversible switching between superhydrophobic states on a hierarchically structured surface
Tuukka Verho, Juuso T. Korhonen, Lauri Sainiemi, Ville Jokinen, Chris Bower, Kristian Franze, Sami Franssila, Piers Andrew, Olli Ikkala, Robin H. A. Ras
Proceedings of the National Academy of Sciences
Vol.: Published online before print
DOI: 10.1073/pnas.1204328109




Outras notícias sobre:

    Mais Temas