Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

TV digital permitirá acesso a serviços bancários

Com informações da FINEP - 07/02/2013


TV com Ginga

A TV digital no Brasil terá novidades a partir deste ano.

Como contrapartida aos incentivos fiscais que estão recebendo, os fabricantes de televisores serão obrigados a produzir aparelhos com o padrão de interatividade estabelecido pelo governo.

A medida começa a valer já em 2013.

A meta é de que 90% dos televisores comercializados no país cheguem aos consumidores com o sistema Ginga instalado até 2014.

O sistema Ginga, que foi implementado em 2007, quando entrou em operação o Sistema Brasileiro de TV Digital, traz novas funções ao ambiente da TV.

O programa, que é um software livre nacional, possibilita que o telespectador faça bem mais do que consultar informações sobre a programação.

Banco pela TV

Uma das novas aplicações para a televisão digital é o t-banking - serviços bancários pela TV - que utiliza um sistema desenvolvido pela empresa TQTVD, do Rio de Janeiro.

A ferramenta é compatível com o modelo operacional brasileiro para acesso seguro a serviços bancários, com a diferença de que tudo é feito através do controle remoto.

O próximo passo deverá ser a integração da TV com os tablets e smartphones.

"Acreditamos que o público possa pesquisar informações no tablet ou no smartphone enquanto assiste à televisão," explica David Britto, diretor técnico da TQTVD.

Estão previstas também funções de compra de produtos pela internet.

As mudanças fazem parte do processo de migração das transmissões analógicas para as digitais, que deve ser concluído em 2016.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Software Livre
  • Software e Programação
  • Interfaces
  • Telas e Monitores

Mais tópicos