Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Veículos elétricos são tema de exposição e seminário em Campinas

Redação do Site Inovação Tecnológica - 05/11/2009

Veículos elétricos são tema de exposição e seminário em Campinas
O Focus BEV Concept possui motor elétrico de 100 kW e baterias de íons de lítio que podem ser recarregadas em tomadas convencionais de 220 volts em seis ou oito horas.
[Imagem: FORD]

O Instituto Nacional de Eficiência Energética (INEE), em conjunto com a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) promoverão, entre os dias 9 e 11 de novembro, o 6º Seminário e Exposição de Veículos Elétricos.

O evento, que ocorrerá no Espaço CPFL Cultura, em Campinas, interior de São Paulo, terá como atração extra o 1º Workshop de Tecnologias de Veículos Elétricos, quando serão discutidos os últimos avanços tecnológicos na área dos veículos elétricos e as implicações que esses veículos terão na economia e no meio ambiente.

Veículos elétricos

O termo veículo elétrico engloba uma ampla gama de tipos e subtipos de veículos bem diferentes entre si, cada um deles encontrando-se atualmente em um estágio distinto de desenvolvimento tecnológico.

"Os veículos elétricos compreendem desde os tradicionais trólebus, que recebem energia de uma rede aérea, até os carros à bateria, que se abastecem com eletricidade da rede pública ou outra fonte externa, quando estacionados, e os híbridos, nos quais a energia é gerada a bordo, por um conjunto motor/gerador, a partir de combustíveis convencionais, ou por células a combustível, que utilizam hidrogênio," explica o diretor-presidente da ABVE, Pietro Erber.

"Há também os chamados plug-in, que combinam essas duas concepções, nos quais o grupo motor/gerador estende a autonomia do veículo em relação aos acionados apenas a partir de baterias. Veículos elétricos podem se enquadrar em todos os tipos de veículos: motos e triciclos, carros de passeio, ônibus e caminhões, variando a tecnologia," afirma Erber.

Vendas dos veículos elétricos

Embora a quantidade de veículos elétricos em uso ainda seja pequena em comparação com os veículos a combustão, mesmo nos países mais desenvolvidos, a venda dos modelos já disponíveis comercialmente está crescendo de forma explosiva.

"As vendas de veículos elétricos têm crescido no mundo todo desde o início deste século, como consequência das novas tecnologias e da redução de preços de seus componentes principais. A tendência é que esses veículos cheguem cada vez mais rapidamente a todos os mercados com o aumento das escalas de produção e da queda de preços," disse Erber.

Mais recentemente, além das próprias montadoras, as empresas de energia também têm-se interessado pelos veículos elétricos. Além de representarem um novo mercado consumidor, uma grande frota de veículos elétricos poderá alterar a matriz energética do país e modificar inteiramente os fluxos de energia nas redes de distribuição atuais.

Exposição de veículos elétricos

No Salão do Automóvel de Frankfurt, na Alemanha, a Mercedes anunciou para 2013 a versão elétrica do esportivo Mercedes-Benz SLS e a Ford apresentou o Focus BEV Concept, com motor elétrico de 100 kW e baterias de íons de lítio que podem ser recarregadas em tomadas convencionais de 220 volts em seis ou oito horas.

A Hyundai divulgou, em junho, que colocará no mercado coreano, ainda este ano, o híbrido Avante (elétrico/GLP - Gás Liquefeito de Petróleo) e prepara, para 2010, uma nova versão elétrico/gasolina.

Instalada em um espaço de 524 metros quadrados, a exposição de veículos elétricos reunirá vários modelos, bem como uma mostra de componentes e serviços.

A exposição será aberta ao público a partir das 12h do dia 9 de novembro. O Workshop de Tecnologias de Veículos Elétricos acontecerá dia 9 de novembro, das 8h às 18h. As vagas são limitadas e maiores informações podem ser obtidas no site www.ve.org.br.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Veículos Híbridos e Elétricos
  • Baterias
  • Biocombustíveis
  • Tecnologia Automotiva

Mais tópicos