Espaço

Redação do Site Inovação Tecnológica - 28/09/2023

Amostras do asteroide Bennu podem ter vazado durante viagem de volta
Não era para haver toda essa poeira de asteroide na parte de controle da cápsula.
[Imagem: NASA]

Sujeita indesejada

Cientistas da NASA abriram a cápsula da sonda Osiris-Rex, que trouxe amostras do asteroide Bennu no último domingo.

O invólucro central de armazenamento do material do asteroide, onde se espera esteja a maior parte das amostras, ainda não foi aberto, mas o panorama geral da cápsula trouxe preocupações.

Acontece que a aviônica, a parte dos instrumentos de controle da cápsula, está repleta de poeira e grãos do asteroide, do tamanho de grãos de areia.

Isto pode indicar duas coisas: Que as amostras podem ter vazado do recipiente principal durante a viagem de volta à Terra, ou que o sistema de captura da poeira do asteroide não tenha funcionado corretamente, tendo apresentado algum vazamento, gerando uma captação de poeira indesejada para a parte de controle da cápsula.

A resposta para isso terá que esperar até a abertura do recipiente principal, chamado TAGSAM, sigla em inglês para Mecanismo de Aquisição de Amostra Toque e Leve.

Abrir o TAGSAM, porém, não é como abrir uma lata de leite em pó: Para evitar a oxidação e a contaminação das amostras, o recipiente terá que ser colocado em uma atmosfera de nitrogênio puro. E tudo deve ser feito por instrumentos ultralimpos.

O material será então dividido em pequenas porções, que serão enviados às equipes parceiras da missão, de várias universidades ao redor do mundo.

Amostras do asteroide Bennu podem ter vazado durante viagem de volta
Diagrama da cápsula da sonda Osiris-Rex.
[Imagem: NASA]

Viagem que segue

As primeiras informações oficiais sobre as amostras do asteroide Bennu deverão ser anunciadas no dia 11 de Outubro, data para a qual a NASA já anunciou uma coletiva de imprensa.

A missão Osiris-Rex ainda não acabou: Depois de passar perto da Terra e deixar a cápsula de amostras, a sonda espacial seguiu viagem rumo a outro asteroide, Apófis, que se acredita ser diferente do asteroide Bennu.