Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Nanossatélite brasileiro passa por testes no Japão

Com informações do MCTI e AEB - 04/03/2015

Nanossatélite brasileiro passa por testes no Japão
A professora Chantal Cappelletti apresenta o nanossatélite Serpens ao presidente da Agência Espacial Brasileira, José Raimundo Braga Coelho.
[Imagem: Divulgação/AEB]

O satélite de pequeno porte Serpens está no Japão, onde será realizada uma bateria de testes na Agência Espacial Japonesa (Jaxa), com a participação de estudantes brasileiros.

O principal objetivo do Serpens - sigla para "Sistema Espacial para Realização de Pesquisa e Experimentos com Nanossatélites" - é a capacitação de recursos humanos e a consolidação dos novos cursos de engenharia aeroespacial brasileiros.

O lançamento do nanossatélite está programado para o segundo semestre a partir da Estação Espacial Internacional.

No início de Fevereiro, o também brasileiro AESP-14 foi lançado com sucesso da Estação Espacial.

Paralelepípedo espacial

Com a estrutura de um paralelepípedo e pesando 3,5 quilos, o nanossatélite foi montado no Laboratório de Integração e Teste do INPE, em São José dos Campos (SP), onde também passou por diversos testes nas últimas duas semanas.

O satélite Serpens levará a bordo uma carga útil cujo objetivo é testar um conceito tecnológico para o uso de satélites de pequeno porte para recebimento e transmissão de mensagens por sistema de rádio.

Para a montagem e a integração no Inpe, a professora da Universidade de Brasília (UnB) Chantal Cappelletti coordenou o trabalho de outras nove pessoas, entre técnicos e estudantes de engenharia, inclusive três da Universidade de Vigo, da Espanha.

Além da UnB e da Universidade de Vigo, participam do projeto as universidades federais de Santa Catarina (UFSC), do ABC (UFABC) e de Minas Gerais (UFMG) e o Instituto Federal Fluminense (IFF), além de universidades dos Estados Unidos e da Itália.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Satélites Artificiais
  • Foguetes
  • Transmissão de Dados
  • Estação Espacial Internacional

Mais tópicos