Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Espaço

NASA seleciona segunda nave para pousar na Lua

Redação do Site Inovação Tecnológica - 22/05/2023

NASA seleciona segunda nave para pousar na Lua
Concepção artística da nave lunar Blue Moon.
[Imagem: Blue Origin]

Programa Ártemis

A NASA anunciou a seleção da empresa aeroespacial Blue Origin para construir um novo sistema de pouso tripulado para a Lua.

Tudo começou em 2019, com a apresentação do Programa Ártemis, que levará o homem de volta à Lua depois de mais de meio século.

No ano seguinte, a Blue Origin, SpaceX e Dynetics receberam financiamento para o desenvolvimento dos seus respectivos módulos de pouso na Lua.

No ano passado, a agência espacial assinou contrato definitivo com a SpaceX, mas afirmou que não teria orçamento para bancar a continuidade do desenvolvimento das duas outras empresas, que era a opção estratégica original.

Agora, contudo, a agência está com um dos orçamentos mais polpudos dos anos recentes, o que parece ter viabilizado o financiamento de um segundo veículo.

Segundo a NASA, "adicionar outro parceiro de sistema de pouso humano ao programa Ártemis aumentará a concorrência, reduzirá os custos para os contribuintes, apoiará uma cadência regular de pousos lunares, investirá ainda mais na economia lunar e ajudará a NASA a atingir seus objetivos na Lua e ao redor dela em preparação para futuras missões de astronautas a Marte".

NASA seleciona segunda nave para pousar na Lua
Não haverá escadas, como na Apolo; os astronautas descerão até o solo e retornarão à nave içados por cabos.
[Imagem: Blue Origin]

Lua Azul

A Blue Origin levará adiante o projeto e construção do seu módulo de pouso Blue Moon, garantindo que ele atenda aos requisitos do sistema de pouso humano da NASA. Isso inclui o acoplamento com a estação espacial Gateway, onde a tripulação será transferida entre os veículos de viagem e de pouso.

Além do trabalho de projeto e desenvolvimento, o contrato, no valor de US$ 3,4 bilhões, inclui uma missão de demonstração não tripulada à superfície lunar, antes de uma demonstração tripulada na missão Ártemis V, prevista para 2029.

A Ártemis 1 consistiu no teste já realizado de uma nave não tripulada, que orbitou a Lua e retornou à Terra em segurança. A Ártemis 2 levará uma tripulação para orbitar e admirar a Lua do espaço - sem pousar. A Ártemis 3 levará uma tripulação que deverá pousar na Lua - incluindo a primeira mulher - usando o módulo de pouso da SpaceX. O mesmo acontecerá com a missão Ártemis 4.

Para a missão Ártemis V, o foguete SLS (Sistema de Lançamento Espacial) da NASA lançará quatro astronautas a bordo da nave Órion.

Assim que a Órion atracar com a Gateway, dois astronautas serão transferidos para o sistema de pouso da Blue Origin para uma viagem de uma semana à região do Pólo Sul da Lua, onde conduzirão atividades científicas e de exploração.

NASA seleciona segunda nave para pousar na Lua
Esta visualização mostra a nave sendo usada em uma missão não tripulada, levando apenas robôs.
[Imagem: Blue Origin]

Economia lunar

A Ártemis V está na interseção entre demonstrar as capacidades iniciais de exploração lunar e estabelecer os sistemas fundamentais para apoiar missões mais complexas e de rotina na órbita lunar e na superfície, como parte da abordagem de exploração Lua a Marte da NASA.

"Ter dois projetos de aterrissagem lunar distintos, com diferentes abordagens de como eles atendem às necessidades da missão da NASA, fornece mais robustez e garante uma cadência regular de pousos na Lua," disse Lisa Watson-Morgan, do Centro de Voos Espaciais Marshall. "Essa abordagem competitiva impulsiona a inovação, reduz os custos e investe em recursos comerciais para aumentar as oportunidades de negócios que possam atender a outros clientes e promover uma economia lunar".

A agência não se manifestou ainda sobre a eventual futura contratação da Dynetics.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Exploração Espacial
  • Foguetes
  • Universo e Cosmologia
  • Sondas Espaciais

Mais tópicos