Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Japão está desenvolvendo satélites de madeira

Com informações da BBC - 29/12/2020

Satélites artificiais de madeira
O plano é lançar o primeiro satélite artificial de madeira em 2023.
[Imagem: Sumitomo Forestry ]

Satélites de madeira

A empresa japonesa Sumitomo Forestry e a Universidade de Kyoto uniram forças para desenvolver os primeiros satélites artificiais do mundo feitos de madeira.

A parceria começará com experimentos para testar diferentes tipos de madeira em ambientes extremos da Terra, pretendendo lançar o primeiro satélite de madeira até 2023.

A grande vantagem de satélites feitos de madeira é que eles queimariam na reentrada na atmosfera sem liberar substâncias nocivas ou fazer chover detritos no solo quando chegarem ao fim de sua vida útil.

"Estamos muito preocupados com o fato de que todos os satélites que reentram na atmosfera da Terra queimam e criam minúsculas partículas de alumina que vão flutuar na atmosfera superior por muitos anos," disse Takao Doi, professor da Universidade de Kyoto e astronauta, que visitou a Estação Espacial Internacional em março de 2008.

"Eventualmente, isso afetará o meio ambiente da Terra. A próxima etapa será desenvolver o modelo de engenharia do satélite, então iremos fabricar o modelo de voo," acrescentou Doi.

Já a Sumitomo Forestry foi bem mais reservada em seu pronunciamento, dizendo que a madeira que está sendo testada é um "segredo de pesquisa e desenvolvimento".

Lixo espacial

Existem cerca de 6.000 satélites circulando a Terra de acordo com o Fórum Econômico Mundial. Cerca de 60% deles já não funcionam, fazendo parte do chamado lixo espacial.

E o problema é crescente, com estimados 990 satélites sendo lançados todos os anos, o que significa que, até 2028, pode haver 15.000 satélites em órbita.

Isto representa uma ameaça crescente de lixo espacial que pode cair na Terra ou ficar no espaço correndo o risco de se chocar com satélites ainda funcionais.

Satélites de madeira poderão ajudar a lidar com o problema a partir do momento em que acordos internacionais forcem os países a somente autorizar o lançamento de novos satélites que sejam dotados de mecanismos para forçar sua reentrada na atmosfera ao final de sua vida útil.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Satélites Artificiais
  • Biotecnologia
  • Exploração Espacial
  • Foguetes

Mais tópicos