Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Eletrônica

Intel anuncia ter chegado a 0,09 mícron

Redação do Site Inovação Tecnológica - 30/04/2002


A Intel anunciou a produção de protótipos de chips de memória de alta densidade, utilizando a tecnologia 0,09 mícron. A empresa espera utilizar o novo processo em processadores a serem lançados no segundo semestre do próximo ano.

Os chip produzidos são SRAM com capacidade de 52 megabits, representando um recorde na indústria, ao juntar 330 milhões de transístores em um único processador. Para efeito comparativo, um processador Pentium 4 possui 42 milhões de transistores.

A tecnologia é chamada 0,09 mícron porque esse é o tamanho dos circuitos desenhados na superfície do silício. (1 mícron é igual a 1 milésimo de milímetro. Cada célula da memória SRAM, composta de de seis transistores, mede apenas um mícron quadrado. Em 1.994, essa mesma célula media 20 micra quadrados.

O Pentium 4 é produzido atualmente utilizando-se a tecnologia 0,13 mícron. A manutenção da Lei de Moore tem feito com que a indústria mude o processo de fabricação a cada dois anos. A Intel já deu o codinome Prescott para o novo Pentium, a ser lançado no segunda semestre de 2.003, que deverá utilizar a nova tecnologia.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Computadores
  • Miniaturização

Mais tópicos