Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Eletrônica

TV 3D já está patenteada

Redação do Site Inovação Tecnológica - 12/07/2002


Todos os mecanismos de visualização em três dimensões até hoje lançados, comercial ou experimentalmente, exigem a utilização de aparatos específicos e, pior de tudo, individuais. Óculos especiais, pequenas telas colocadas próximas aos olhos, projeção diretamente na retina, enfim, são várias opções, mas que ainda estão mais para curiosidades técnicas do que para sucessos comerciais. Ainda falta algo como uma TV, que possa ser assistida simultaneamente por várias pessoas, todas com a mesma visão tridimensional.

Mas a TV 3D pode estar mais perto do que se imagina. Dois cientistas alemães patentearam um sistema de projeção que consegue simular perfeitamente a visão tridimensional de objetos em movimento. O invento utiliza uma tela de cristal líquido, que altera a imagem sendo mostrada, de maneira extremamente rápida, dando aos olhos as duas imagens necessárias para que o cérebro consiga montar a imagem tridimensional.

Um dos inventores, o Dr. Peter Spieker, explica como a sua nova TV funciona: "Imagine que você esteja olhando pelo fundo de uma máquina fotográfica sem filme. Quando você dispara o obturador, ele rapidamente se abre, dando-lhe um vislumbre da cena. Cada olho percebe o movimento do obturador de um ângulo ligeiramente diferente. Agora, imagine que ao invés de olhar para cena real, você está olhando para um monitor. Ele irá mostrar uma rápida seqüência alternada de pares de imagens, a uma taxa muito mais rápida do que uma televisão comum. Se o acionamento do obturador e as imagens no monitor forem perfeitamente sincronizadas, cada olho verá uma cena ligeiramente diferente. As imagens se fundirão e o expectador terá a exata sensação de uma cena 3D em movimento."

O monitor contém uma tela de cristal líquido em sua frente, capaz de alternar rapidamente entre a transmissão e o bloqueio da luz do monitor. Se várias pessoas estiverem sentadas à frente do monitor, elas verão a cena de diferentes perspectivas, da mesma forma que nos conhecidos hologramas estáticos.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Holografia
  • Imagens 3-D
  • Telas e Monitores

Mais tópicos