Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Eletrônica

Antenas mais eficientes para a Marinha

Redação do Site Inovação Tecnológica - 12/02/2003

Antenas mais eficientes para a Marinha

Não foram apenas as empresas e as pessoas que entraram na Era da Informação. Também os exércitos hoje são dependentes de um enorme volume de informações para levar adiante suas táticas de batalha. É o que os militares chamam de "guerra em rede", com missões e veículos de combate dependentes de informações coletadas por satélites, aviões e pessoal avançado em terra. E todas estas informações devem estar disponíveis em tempo real para cada um dos agentes, sob pena de fracasso da missão.

Esta enorme, e crescente, dependência de informações coloca mais uma preocupação para os militares: o número de antenas para transmitir e receber informações começa a se tornar um problema em veículos, aviões e embarcações. Elas são grandes, pesadas, interferem umas com as outras e ainda aumentam a visibilidade dos veículos e embarcações aos radares.

Como agravante, não há nenhuma perspectiva de que a utilização de novos radares e transmissores e receptores de dados venha a diminuir num horizonte próximo. Na verdade essa utilização deverá aumentar. Da mesma forma, a solução não poderia estar, por exemplo, na limitação da utilização do espectro de rádio-freqüência. Navios, aviões e veículos terrestres necessitam de mais largura de banda e não menos.

A solução reside na busca de antenas que possam fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo. Esta é a única forma de aumentar a largura de banda sem aumentar ainda mais o número de antenas.

Isto é exatamente o que a Marinha norte-americana está pesquisando. A intenção é desenvolver um novo conceito de antena multifuncional, chamado AMRF-C ("Advanced Multi-function Radio-Frequency Concept"). Este conceito utiliza um software para modificar a área reflexiva das antenas de modo que possam operar com múltiplos sistemas de RF. Isto elimina a necessidade de equipamentos adicionais, permitindo que os projetistas de novos veículos possam trabalhar sem ter que prever lugar para a verdadeira floresta de antenas observáveis nos navios atuais.

Cientistas do Escritório de Pesquisas da Marinha (ONR) disseram que o conceito AMRF-C irá integrar radares e comunicações em alguns poucos conjuntos de antenas de transmissão e recepção de alto desempenho.

"A empreitada AMRF-C ajudará a resolver a crise da proliferação de antenas, com todo os problemas associados de custo, projeto e questões operacionais que esta crise vem criando," disse o Dr. Joe Lawrence, diretor do projeto. "Ao invés de aberturas separadas para transmissão e recepção para cada um dos sistemas de radar, comunicações e sistemas de guerra eletrônica, alguns poucos pares de aberturas AMRF-C poderão lidar com a maioria das funções de RF," afirma ele.

O novo conceito deverá resolver os problemas de projeto, engenharia de sistemas e manutenção com que se defrontam os projetistas dos futuros navios e demais veículos da marinha.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Antenas
  • Transmissão de Dados
  • Radiação Eletromagnética
  • Raios Laser

Mais tópicos