Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Eletrônica

Chave ótica com velocidade de um milisegundo

Redação do Site Inovação Tecnológica - 10/10/2003

Chave ótica com velocidade de um milisegundo

A empresa Fujitsu (Japão) anunciou o desenvolvimento de uma chave ótica de comunicações de 80 canais que utiliza a tecnologia MEMS ("Micro Electro-Mechanical Systems"). O novo equipamento atinge uma velocidade de chaveamento de um milisegundo, o que permite o desenvolvimento de sistemas óticos de interconexão, necessários para a construção da próxima geração de redes de transmissão ótica.

A chave funciona com a utilização de micro-espelhos, que podem ser movidos de forma a refletir os diversos feixes de luz para diferentes pontos no espaço.

A crescente quantidade de dados a serem transferidos, principalmente através das conexões Internet de alta velocidade, fez nascer a necessidade de equipamentos para interconexão dos diversos segmentos da rede global. Eles são essenciais para a interligação das redes de fibras óticas.

Os equipamentos convencionais exigem que os sinais óticos sejam convertidos em sinais elétricos para processamento, limitando o desempenho máximo da rede, que poderia ser alcançado por meio de uma das várias técnicas de multiplexação ótica disponíveis. As chaves óticas, como a que foi agora apresentada pela Fujitsu, resolvem o problema, ao eliminar a etapa de conversão dos sinais óticos em sinais elétricos, efetuando um chaveamento inteiramente ótico.

A empresa desenvolveu uma configuração "dobrada" para o segmento espelhado, na qual o feixe de luz que entra é refletido até um retro-refletor parecido com um telhado, indo daí para a saída. Em comparação com os espelhos planos, esta configuração divide pela metade a distância a ser percorrida pelo feixe de luz, tornando a chave mais compacta.

Um filtro corta-faixas ("notch filter") nos micro-espelhos MEMS suprime a ressonância mecânica que normalmente ocorre quando se chaveia um sinal ótico. O filtro corta-faixas elimina apenas a freqüência de ressonância da onda entrante. O uso dessa tecnologia de controle, além de um conjunto de micro-espelhos MEMS de resposta rápida, são os responsáveis pela rapidez de chaveamento alcançada.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Fotônica
  • Transmissão de Dados

Mais tópicos