Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Eletrônica

LED auxilia na cura do câncer infantil

Redação do Site Inovação Tecnológica - 24/11/2003

LED auxilia na cura do câncer infantil

Uma tecnologia desenvolvida pela NASA para permitir o crescimento de plantas no espaço agora está sendo convertida em um procedimento revolucionário para a recuperação de pacientes que receberam transplantes de medula óssea. O equipamento, um conjunto de LEDs ("Light Emmiting Diode" : Diodos Emissores de Luz), já está passando para uma segunda fase de avaliação clínica em laboratórios de várias partes do mundo, depois de testes iniciais encorajadores.

O mesmo equipamento já está em fase final de aprovação das autoridades sanitárias para utilização como método padrão no tratamento de mucosites da boca. A mucosite bucal é um efeito colateral de aparecimento comum em pacientes de câncer que recebem tratamento quimioterápico ou radiológico.

Os cientistas esperam que, ao final dos testes, o aparelho tenha seu uso expandido para o tratamento de várias formas de câncer. Os testes iniciais foram feitos em um centro de tratamento de câncer infantil (Children's Hospital of Wisconsin). Esta segunda fase envolve vários outros hospitais nos Estados Unidos e na Europa.

O principal benefício do aparelho é a aceleração da cicatrização. Como o tratamento é feito unicamente pela luz, ele é totalmente indolor.

"Nós já havíamos percebido como a utilização de LEDs pode melhorar a qualidade de vida de um paciente transplantado de medula óssea," afirma o Dr. Harry Whelan, do hospital de Wisconsin. "Esperamos que estes testes nos ajudem a dar os próximos passos para tornar [este equipamento] um padrão no tratamento dessas doenças."

LEDs são pequenas lâmpadas de estado sólido, presentes em praticamente todos os aparelhos eletrônicos e em computadores. Os LEDs utilizados no novo aparelho emitem luz em uma faixa fora do espectro visível, chamada de infravermelho próximo. A exposição a essa luz acelera o crescimento das células entre 150 e 200% em relação às células que não são submetidas à luz. O conjunto de LEDs do aparelho aumenta a energia das células, o que acelera o processo de cura dos pacientes.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • LEDs
  • Saúde e Reabilitação
  • Fotônica

Mais tópicos