Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Eletrônica

Empresa cria lente prismática que pode ter qualquer formato

Redação do Site Inovação Tecnológica - 05/02/2004

Empresa cria lente prismática que pode ter qualquer formato

A empresa japonesa Olympus anunciou o desenvolvimento de uma nova lente prismática que pode ser fabricada em qualquer formato. Ela deverá ser utilizada em micro-câmeras, como as que equipam os telefones celulares.

A empresa construiu uma câmera-protótipo medindo apenas 8,5 milímetros de espessura, com uma resolução de 1,3 megapixel. Esta é a câmera mais fina já desenvolvida e ultrapassa largamente a resolução de outras micro-câmeras.

O aumento da resolução das câmeras é necessário para possibilitar as funções de "zoom", ou aproximação das imagens. Entretanto, com as lentes coaxiais atualmente utilizadas nos telefones celulares, a espessura da lente aumenta proporcionalmente ao aumento da resolução.

A principal característica da nova lente de formato livre é a utilização de dois prismas que podem ter qualquer formato. Os prismas utilizam caminhos complexos para levar a luz da imagem até o sensor da câmera. Com as lentes coaxiais convencionais, os elementos da lente são empilhados uns sobre os outros e, para se alcançar um desempenho que suporte altas resoluções, mais elementos devem ser acrescentados.

Já o arranjo horizontal dos prismas de formato livre faz com que a lente tenha pouco ou nenhum impacto sobre a espessura total do conjunto, permitindo o aumento da resolução sem aumento das dimensões da câmera.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Fotônica
  • Equipamentos Eletrônicos
  • Visão Artificial
  • Vidros

Mais tópicos