Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Eletrônica

Knob maleável muda de formato e adapta-se ao uso

Redação do Site Inovação Tecnológica - 07/06/2004

Knob maleável muda de formato e adapta-se ao uso

É lugar-comum a reclamação de grande parte dos usuários quanto às dificuldades de se programar seu vídeo-cassete. Agora que ele está ficando quase obsoleto, resta a esperança de que os gravadores digitais tenham interfaces mais amigáveis.

Foi pensando nisso que a empresa japonesa Sony apresentou um protótipo de sua mais nova interface háptica: trata-se de um knob, um botão de controle como aqueles utilizados para se aumentar o volume em aparelhos de som. Mas não é um knob comum.

O "Haptic Chameleon" é um botão capaz de alterar seu formato, alterando suas funções de maneira correspondente. Cada formato serve a fins específicos e responde às ações do usuário com efeitos de "feedback" diferentes como, por exemplo, alterações na força necessária para girá-lo ou apresentando paradas ao invés de um deslizar contínuo.

O conceito do knob mutante se baseia em um material gelatinoso, tendo seu formato alterado pelo próprio usuário. Mas os engenheiros ainda não conseguiram uma forma de criar um produto real que espelhe esse conceito. Por isto eles implementaram sua idéia em um botão com diversas seções, que são abaixadas pelo usuário, alterando o formato do produto.

O protótipo apresentado serve como controle de vídeo. O formato inicial, redondo, permite a navegação quadro-a-quadro. O formato retangular permite a navegação pelos capítulos e o semi-círculo faz a navegação por cenas de um determinado tipo.

Os engenheiros esperam que as diferenças de formato e de resistência permitam que os usuários memorizem mais facilmente as diversas funções, não precisando ler o manual sempre que quiserem utilizar o aparelho.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Equipamentos Eletrônicos
  • Interfaces

Mais tópicos