Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Eletrônica

Projetor holográfico deverá substituir atuais canhões multimídia

Redação do Site Inovação Tecnológica - 07/07/2004

Projetor holográfico deverá substituir atuais canhões multimídia

Os fãs de Guerra nas Estrelas conhecem as cenas: quando se comunicam à distância, os interlocutores vêm uma imagem holográfica de quem está transmitindo a mensagem. A cena agora pode deixar de ser ficção, graças ao trabalho de pesquisadores da Universidade de Cambridge, Inglaterra.

Eles descobriram uma forma de gerar imagens holográficas a partir de um projetor de pequenas dimensões, utilizando feixes de raios laser. Segundo os cientistas, a técnica poderá permitir até mesmo a construção de projetores em computadores portáteis.

A criação deverá acabar com os famosos e caros projetores de multimídia, popularmente chamados de "canhões". O sistema holográfico não utiliza lâmpadas caras, grandes e que se aquecem mais do que um ferro de passar roupa, nem tampouco lentes.

Nesses projetores tradicionais, a imagem que se deseja mostrar é formada em uma mini-tela dentro do equipamento. A lâmpada se encarrega de projetar a imagem através das lentes, fazendo-a adquirir o tamanho final na tela.

Já no novo projetor holográfico não é uma imagem, mas um holograma, que é projetado na mini-tela interna. A seguir, um feixe de laser é focalizado sobre a tela transparente, espalhando a luz, sem a necessidade de lentes.

Para comercializar o invento, os cientistas criaram uma nova empresa, a Light Blue Optics. Não foi anunciado quando o novo equipamento estará disponível no mercado.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Holografia
  • Imagens 3-D
  • Equipamentos Eletrônicos
  • Realidade Virtual

Mais tópicos