Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Eletrônica

Sensor monitora coração de pacientes com aneurisma na aorta

Redação do Site Inovação Tecnológica - 22/02/2005

Sensor monitora coração de pacientes com aneurisma na aorta

Cientistas do Instituto de Tecnologia da Georgia, Estados Unidos, começaram a testar um novo microsensor capaz de monitorar continuamente o coração de pacientes com aneurisma na aorta. Até agora, esse monitoramento é feito com o auxílio da tomografia computadorizada mas, apesar de extremamente útil, esse método tem suas deficiências.

"Um problema é que a tomografia computadorizada mostra apenas o tamanho do aneurisma," explica o Dr. David Stern. "Mas a pressão, que é o que nosso aparelho monitora, é a informação mais importante."

O minúsculo aparelho, batizado de EndoSensor, é uma combinação de tecnologias de ponta, unindo comunicação sem fio com MEMS ("MicroElectroMechanical Systems") - equipamentos eletromecânicos microscópicos construídos com a mesma tecnologia utilizada para a construção de chips de computadores.

O aneurisma da aorta é uma espécie de enfraquecimento dessa artéria. Por isso o problema deve ser monitorado continuamente. Além de ser cara e demorada, a tomografia computadorizada também não pode ser utilizada indefinidamente, devido ao risco envolvido com a exposição constante à radiação e aos contrastes utilizados, que são tóxicos para os rins quando utilizados em excesso.

Com o EndoSensor implantado, o paciente não necessitará nem mesmo tirar a camisa quando for ao consultório. O médico simplesmente coloca um pequeno emissor de rádio junto ao seu peito e transfere os dados do sensor para o computador. Além de dar aos médicos uma quantidade maior de informações, essas informações são mais precisas, além de tornar as avaliações menos invasivas para os pacientes.

Os cientistas fundaram a empresa CardioMEMS para comercializar o EndoSensor. Mas o aparelho só deverá chegar ao mercado depois de aprovado pelas autoridades sanitárias da FDA.

No final de Dezembro de 2004, cerca de 100 pacientes de quatro países (Estados Unidos, Canadá, Argentina e Brasil), receberam os sensores. Os testes prosseguirão até o final de 2005. Se for aprovado, ele deverá chegar ao mercado no início do próximo ano.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Saúde e Reabilitação
  • Sensores
  • MEMS

Mais tópicos