Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Eletrônica

Empresas reúnem-se para desenvolver nova tecnologia de memória

Redação do Site Inovação Tecnológica - 27/05/2005


As empresas IBM, Infineon e Macronix anunciaram o início de uma iniciativa conjunta para explorar o potencial de uma nova tecnologia de memórias para computadores, chamadas memórias por alteração de fase (PCM: "Phase-Change Memory").

Memórias por alteração de fase, ou PCM, armazenam dados alterando o estado de um material especial, que passa de uma forma amorfa para uma forma cristalina. As memórias atuais guardam dados como cargas elétricas.

Embora ainda esteja nos estágios iniciais de pesquisas, as memórias PCM apresentam potencial para funcionar em altíssimas velocidades e apresentar densidade de armazenamento (quantidade de bits por área) muito maior do que as tecnologias atuais. Além disso, a exemplo das memórias magnetoresistivas, as memórias PCM também não perdem os dados na ausência de energia.

A iniciativa conjugará a capacitação de cada uma das empresas: o conhecimento dos materiais, da IBM, a experiências em memórias não voláteis (que não perdem dados na falta de energia), da Macronix, e a capacidade de produção em larga escala da Infineon.

"O projeto irá ajudar a desenvolver materiais de alto desempenho para a construção de memórias não voláteis avançadas e avaliar esses materiais em chips de memória de demonstração realísticos," afirmou T.C.Chen, vice-presidente de pesquisas da IBM.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Computadores
  • Magnetismo
  • Semicondutores

Mais tópicos