Eletrônica

Super lâmpada vai ajudar a desenvolver eletrônica flexível

Redação do Site Inovação Tecnológica - 02/03/2006

Super lâmpada vai ajudar a desenvolver eletrônica flexível

Na tentativa de construir melhores células solares, os pesquisadores do Laboratório Nacional Oak Ridge parecem ter-se inspirado no próprio Sol. Eles construíram uma fábrica experimental que é capaz de concentrar energias da potência de um laser sobre uma área de até um metro quadrado.

A alma do novo equipamento é uma espécie de super-lâmpada - um arco de plasma radiante, como a chamam os cientistas. Com 750 kilowatts de potência, a lâmpada é capaz de aquecer-se numa velocidade 3.000 vezes mais rápida e atingindo temperaturas três vezes maiores do que as tecnologias convencionais.

"Mais importantes, a lâmpada atinge essas densidades de potência equivalentes a um laser sobre áreas grandes, o que nos permite produzir microestruturas uniformes com propriedades uniformes," explica o cientista Craig Blue.

Juntando esse super-poder de geração de calor com a tecnologia de processamento por pulsos termais - outra técnica desenvolvida no mesmo laboratório - os cientistas esperam fazer grandes avanços no campo da eletrônica flexível, que está por detrás das células solares flexíveis e de transistores ultra-finos para utilização em telas planas.

O processamento por pulsos termais já foi utilizado em outras áreas, como o desenvolvimento de revestimentos resistentes para ligas de alumínio e no melhoramento de mídias magnéticas.

O segredo está no pulso extremamente forte e rápida da nova lâmpada de plasma. Ela gera pulsos de 1 milisegundo, com uma potência de 12 megawatts, uniformemente sobre uma área de 1.000 centímetros quadrados. Isto permite o desenvolvimento de processos de manufatura de microestruturas sobre substratos de plástico, criando os componentes da "eletrônica flexível".