Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Eletrônica

LED emite luz branca comparável à luz do Sol

Redação do Site Inovação Tecnológica - 12/04/2006

LED emite luz branca comparável à luz do Sol

Os LEDs ("Light Emitting Diode") são fontes de luz de estado sólido, com baixíssimo consumo de energia. Embora já estejam presentes em nossa vida diária, de aparelhos eletrônicos a semáforos de trânsito, espera-se que eles venham a revolucionar a iluminação como um todo, substituindo as atuais lâmpadas fluorescentes e incandescentes.

Para isso, porém, eles têm que ser capazes de gerar "luz ambiente", a claridade com a qual estamos acostumados, para a qual o ponto de referência é a luz do Sol. Tecnicamente, os LEDs têm que ser capazes de emitir uma luz de cor balanceada.

O advento dos LEDs azuis deu um impulso enorme nesse sentido, gerando luz branca a partir de sua união com os tradicionais LEDs vermelhos e verdes. Mas a fabricação desses LEDs híbridos ainda é cara, o que tem impedido a disseminação de sua aplicação.

Mas agora cientistas japoneses, do Instituto Nacional de Ciências dos Materiais, trabalhando conjuntamente com colegas da empresa Sharp, conseguiram fabricar LEDs de luz branca pura, realmente comparável à luz do Sol. E utilizando um método que poderá ser utilizado em escala industrial, gerando produtos de custo muito menor do que os atuais.

Os cientistas utilizaram uma técnica que mescla luz e fósforo, alcançando artificialmente o balanceamento de cores. O fósforo transforma o azul em amarelo, gerando luz branca com uma eficiência de 55 lumens por watt, praticamente o dobro da eficiência alcançada pelos LEDs atualmente no mercado.

Os cientistas não deram previsão de quando o novo LED deverá chegar ao mercado.

Bibliografia:

Artigo: Highly efficient white-light-emitting diodes fabricated with short-wavelength yellow oxynitride phosphors
Autores: Rong-Jun Xie, Naoto Hirosaki, Mamoru Mitomo, Kosei Takahashi, Ken Sakuma
Revista: Applied Physics Letters
Data: 6 March 2006
Vol.: 88, 101104
DOI: 10.1063/1.2182067
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • LEDs
  • Iluminação
  • Semicondutores

Mais tópicos