Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Eletrônica

Processador de 12 qubits é novo passo rumo a computador quântico

Redação do Site Inovação Tecnológica - 12/05/2006


O tempo necessário para que os computadores quânticos estejam "nas prateleiras" ainda é medido em décadas. Afinal, entre o primeiro computador do mundo, o ENIAC, e o primeiro PC, foram mais de 30 anos.

Por enquanto, os cientistas estão tentando lidar com os bits quânticos - os já agora famosos qubits. Embora já seja possível efetuar medições precisas - nada mais do que operações de gravação e leitura - em qubits feitos com várias técnicas, esses qubits não mantêm seu estado por mais do que inimagináveis frações de segundo.

Mas existe outro gargalo: a operação conjunta de qubits. Para funcionarem, os computadores precisam acionar "n" bits simultaneamente, fazendo-os interagir para que os cálculos possam ser efetuados.

Foi nesta última linha que cientistas das universidades de Waterloo, Canadá, e Massachusetts, Estados Unidos, conseguiram agora fazer um avanço significativo.

Eles conseguiram controlar de forma integrada um processador quântico de 12 qubits. Eles atingiram um estado de coerência de nível 12 e o decodificaram corretamente utilizando processadores de informações quânticas por ressonância magnética nuclear de estado líquido.

"... nosso experimento mostra um alto nível de controle quântico sobre o maior registrador quântico feito até hoje. É um passo importante na implementação do processamento quântico de informações em dispositivos cada vez maiores," diz o pesquisador Raymond Laflamme.

Bibliografia:

Artigo: Benchmarking Quantum Control Methods on a 12-Qubit System
Autores: C. Negrevergne, T. S. Mahesh, C. A. Ryan, M. Ditty, F. Cyr-Racine, W. Power, N. Boulant, T. Havel, D. G. Cory, R. Laflamme
Revista: Physical Review Letters
Data: 5 May, 2006
Vol.: 96, 170501 (2006)
DOI: 10.1103/PhysRevLett.96.170501
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Computação Quântica
  • Criptografia
  • Processadores

Mais tópicos