Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Eletrônica

Nano-osciladores têm potência conjunta maior do que soma das partes

Redação do Site Inovação Tecnológica - 06/09/2006

Nano-osciladores têm potência conjunta maior do que soma das partes

Uma equipe de cientistas norte-americanos e japoneses descobriu por que transmissores de microondas em nanoescala, quando operam em conjunto, apresentam um ganho de potência que é maior do que a soma das potências dos nano- osciladores individuais.

Isto acontece porque os nano-osciladores, distantes apenas 500 nanômetros uns dos outros, sincronizam seus sinais misturando e sobrepondo suas "ondas spin", emissões magnéticas causadas pelos padrões de oscilação nos spins dos elétrons.

A descoberta poderá ajudar na construção de osciladores nanoscópicos para uso como transmissores e receptores em telefones celulares, sistemas de radar e até mesmo em chips de computador. A descoberta foi feita por cientistas do Instituto NIST, Estados Unidos, e das empresas japonesas Hitachi e Seagate.

Os conjuntos de osciladores magnéticos em nanoescala sincronizam seus sinais individuais, de apenas 10 nano-watts cada um, atingindo um sinal total igual ao quadrado do número de nano-osciladores.

A descoberta coloca os nano-osciladores como mais um componente na nascente área da spintrônica, que funciona a partir dos spins dos elétrons e não de suas cargas, como a eletrônica.

Bibliografia:

Artigo: Electrical Measurement of Spin-Wave Interactions of Proximate Spin Transfer Nanooscillators
Autores: M.R. Pufall, W.H. Rippard, S.E. Russek, S. Kaka, J.A. Katine
Revista: Physical Review Letters
Data: Aug. 25 2006
Vol.: 97, 087206
DOI: 10.1103/PhysRevLett.97.087206
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Spintrônica
  • Semicondutores
  • Microeletrônica

Mais tópicos