Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Eletrônica

Nano-sensor e chip RFID monitoram cicatrização em implantes ósseos

Redação do Site Inovação Tecnológica - 08/11/2006

Nano-sensor e chip RFID monitoram cicatrização em implantes ósseos

Depois que um paciente recebe um implante ósseo grande, envolvendo juntas delicadas, como joelhos e quadris, é difícil para os médicos avaliarem como está se dando a recuperação. Eles passam a depender quase unicamente das sensações do paciente, já que é praticamente impossível monitorar o processo de cicatrização óssea.

Pensando nisso, o engenheiro Walied Moussa, da Universidade de Alberta, Canadá, teve uma idéia: utilizar um sensor baseado em nanotecnologia para coletar dados sobre o processo de cicatrização óssea e um microchip para transmitir esses dados para o computador do médico.

O microchip é semelhante aos utilizados na etiquetas RFID, minúsculos transmissores de rádio que estão sendo utilizados em substituição aos tradicionais códigos de barras. O chip não utiliza baterias, retirando a energia para seu funcionamento das ondas eletromagnéticas emitidas pelo aparelho que irá ler seus dados.

Já o sensor mede o grau de aderência do osso ao implante - um processo chamado de reintegração óssea ou ossointegração - e permite que o médico saiba quando a prótese se fixou corretamente e quando ela precisa ser substituída.

"A capacidade para monitorar e quantificar esse processo de cicatrização é crítico para os cirurgiões ortopédicos determinarem o ritmo da reabilitação do paciente," diz Moussa. O seu sensor sem fios é o primeiro aparato a permitir de forma prática a verificação quantitativa da reintegração óssea.

O sensor é implantado de forma definitiva, já que também ele não exige baterias para funcionar. Ele é alimentado cineticamente, utilizando o movimento natural do corpo do paciente como fonte de energia.

Além de fornecer dados mais precisos, o novo sensor sem fios poderá diminuir a necessidade de sessões de raios-X a que os pacientes hoje são submetidos.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Saúde e Reabilitação
  • Internet das Coisas
  • Sensores

Mais tópicos