Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Eletrônica

Novo diodo de laser azul consome menos energia e tem vida útil mais longa

Redação do Site Inovação Tecnológica - 09/02/2007

Novo diodo de laser azul consome menos energia e tem vida útil mais longa

Pesquisadores conseguiram fabricar um novo laser azul-violeta que poderá substituir os diodos emissores de laser utilizados nos aparelhos de DVD de alta definição - HD-DVD e Blue Ray. A grande vantagem do novo laser é o menor consumo de energia e uma vida útil mais longa.

O novo laser é o primeiro diodo laser de nitreto de gálio (GaN) não polar já fabricado. Os atuais diodos de laser azul são do tipo "plano c" - ambas as denominações referem-se à estrutura molecular do semicondutor. A sintetização do material foi feita pela equipe do professor Shuji Nakamura, da Universidade de Santa Barbara, Estados Unidos.

Diodo de laser azul

Mas o novo laser de cor azul profunda tem várias outras aplicações comerciais imediatas além do armazenamento óptico de dados de alta densidade para telas de alta definição. O sensoriamento óptico e o imageamento médico são outras áreas que deverão se beneficar da nova descoberta de forma mais imediata.

Graças ao comprimento de onda bastante curto da luz emitida pelo novo dispositivo, ele permite a gravação de dados em uma densidade muito superior em relação aos tradicionais diodos laser de luz vermelha, em uso na grande maioria dos equipamentos. E como ele é tecnicamente superior ao atual laser azul, o novo diodo deverá ganhar aceitação rapidamente.

O novo diodo laser azul apresenta um limite de densidade de corrente de apenas 7,5kA/cm2 e emite luz com comprimento de onda de 405 nanômetros em operação pulsada. Ele foi construído com o GaN em orientações não polares. A teoria já previa essa possibilidade, com os modelos de simulação destacando que um diodo laser nessa estrutura seria essencial para equipamentos de alto desempenho e grande vida útil.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Raios Laser
  • Semicondutores
  • Equipamentos Eletrônicos
  • Fotônica

Mais tópicos