Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Eletrônica

Componente spintrônico de silício poderá viabilizar computadores quânticos

Redação do Site Inovação Tecnológica - 22/05/2007

Componente spintrônico de silício poderá viabilizar computadores quânticos

Cientistas conseguiram construir pela primeira vez um dispositivo spintrônico baseado em silício. O dispositivo abre caminho para a criação de uma nova geração de computadores nos quais os dados serão armazenados no spin dos elétrons e não mais na forma de chaves que ligam e desligam a corrente elétrica - onde ligado significa 1 e desligado significa 0.

Spintrônica

Os pesquisadores da Universidade de Delaware, Estados Unidos, conseguiram injetar elétrons com spins polarizados de um lado do novo componente de silício, manipulá-los no interior do componente por meio de um campo magnético, e medí-los quando eles saíam do outro lado.

A descoberta deverá impulsionar dramaticamente o campo da spintrônica, que utiliza a propriedade quântica do spin dos elétrons. O spin é uma propriedade do elétron que o faz parecer-se com a agulha magnética de uma bússola - só que ao invés de apontar para o Norte ou Sul, o spin é dito estar "para cima" ou "para baixo".

Computadores quânticos

Espera-se que a spintrônica permita o surgimento de uma nova classe de computadores - os computadores quânticos - que não consumirão tanta energia quanto os atuais e serão exponencialmente mais velozes.

O segredo para a construção dos computadores atuais está na manipulação dos elétrons. Para construir os computadores quânticos, os cientistas precisam conseguir manipular o spin dos elétrons com a mesma precisão com que hoje eles manipulam a carga elétrica desses elétrons.

Melhor ainda se isto puder ser feito com silício, a matéria-prima básica de toda a indústria eletrônica. As teorias já previam que o silício seria um material excepcional para o transporte de spins, mas até agora ninguém havia conseguido demonstrar isso na prática.

Bibliografia:

Artigo: Electronic measurement and control of spin transport in silicon
Autores: Ian Appelbaum, Biqin Huang, Douwe Monsma
Revista: Nature
Data: May 17 2007
Vol.: Vol. 447, 295-298
DOI: 10.1038/nature05803
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Spintrônica
  • Computação Quântica
  • Semicondutores
  • Computadores

Mais tópicos