Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Eletrônica

Labirintite poderá ser curada com implante contendo giroscópios e chip

Redação do Site Inovação Tecnológica - 01/08/2007

Labirintite poderá ser curada com implante contendo giroscópios e chip

Labirintite. Esta palavra parece não ser suficiente para resumir o desconforto e o mal-estar sofrido pelas pessoas que perdem seu senso de equilíbrio - ainda que a sensação seja passageira na maioria delas. Agora, cientistas da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, estão começando os testes com um implante que poderá resolver o problema.

Labirintite

O senso de equilíbrio é controlado pelo vestíbulo, no interior do ouvido interno. Três canais semicirculares cheios de líquido e dispostos perpendicularmente entre si monitoram constantemente a posição e o movimento de nossa cabeça.

Quando a cabeça gira em determinada direção, o fluido do canal correspondente pressiona a membrana em sua extremidade. Essa membrana toca pequenos pêlos que, por sua vez, sensibilizam um nervo. Esse nervo envia a informação para o cérebro, que faz com que os olhos se ajustem à nova posição. Esse é o mais rápido reflexo de nosso organismo.

As pessoas que sofrem de labirintite perdem esse reflexo devido à morte dos pequenos pêlos responsáveis pelo acionamento do nervo. Isso se dá por problemas genéticos, por infecções e até mesmo pelo uso excessivo ou incorreto de antibióticos.

Implante auricular

O implante que promete curar a labirintite utiliza minúsculos giroscópios, sensores de posição e aceleração hoje largamente utilizados para o controle de posição em aviões e satélites de comunicação.

O aparelho já foi testado com sucesso em animais. Agora, para que os testes em humanos possam começar, os pesquisadores vão trabalhar na miniaturização do circuito - que ainda mede mais de meio centímetro de espessura - e na diminuição da energia consumida, para que as baterias possam ter longa duração.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Saúde e Reabilitação
  • Saúde e Reabilitação
  • Biochips

Mais tópicos