Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Eletrônica

Transístor spintrônico dá prêmio internacional a estudante brasileiro

Thiago Romero - Agência FAPESP - 17/09/2007

Transístor spintrônico fará revolução na eletrônica

Um aluno do terceiro ano do curso de engenharia eletrônica do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos (SP), foi o único estudante de graduação a receber um dos cinco prêmios distribuídos durante a 1ª Conferência Internacional de Materiais e Tecnologias Spintrônicos, realizada na Inglaterra.

Transístor spintrônico

Ronaldo Rodrigues Pelá, venceu mais de cem concorrentes - alunos de graduação e pós-graduação de outros países - com o trabalho Modelando um transistor spintrônico, desenvolvido com orientação da professora Lara Kühl Teles.

A spintrônica é uma tecnologia emergente que explora a propensão quântica ao movimento de rotação característica dos elétrons (spin significa "girar" em inglês), fazendo uso do estado de suas cargas. Segundo Lara, o avanço dos dispositivos transistorizados e a crescente integração de componentes em escalas cada vez menores tornaram necessário um meio mais eficiente de troca de calor que, em contrapartida, diminua a energia dissipada.

"Além disso, para as aplicações de eletrônica embarcada, tem sido vital que os dispositivos sejam mais econômicos do ponto de vista da energia consumida, para que o tempo de vida útil das baterias possa ser alongado. Uma outra exigência é a diminuição do tempo de resposta dos dispositivos, para que o processamento de dados seja feito de maneira mais veloz", disse à Agência FAPESP.

Revolução na eletrônica

Nesse cenário, explica Lara, surge uma nova eletrônica, a spintrônica, que se propõe a responder aos desafios de consumo de energia e tempo de processamento. O campo de aplicação da spintrônica abrange desde o armazenamento de dados até a computação quântica, passando pela microeletrônica e pela área de sensores automotivos.

"A spintrônica, uma área extremamente nova que surgiu na fronteira entre a física e a engenharia, é um dos campos do conhecimento mais desafiadores e intrigantes da nanociência e da nanotecnologia. Os impactos que a spintrônica promete são comparáveis aos do desenvolvimento do próprio transistor, há mais de 50 anos", afirmou Lara.

Tipos de transístor

Como recentemente uma grande quantidade de dispositivos spintrônicos têm sido propostos por grupos de pesquisa em diversos países, o objetivo do trabalho de Ronaldo Pelá foi comparar teoricamente as características eletrônicas de um transístor spintrônico e de um convencional.

"O trabalho abre a oportunidade para estudar quais seriam os materiais mais adequados a serem empregados na fabricação de um transistor spintrônico, tendo em vista as características de desempenho analisadas", destacou Lara.

Bibliografia:

Artigo: Modeling a Spintronic Transistor
Autores: Ronaldo Rodrigues Pelá, Lara Kühl Teles
Revista: Journal of Magnetism and Magnetic Materials
Vol.: Submitted
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Spintrônica
  • Transistores
  • Microeletrônica
  • Magnetismo

Mais tópicos