Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Energia

Engenheiros projetam sistema para prevenir falta de energia

Redação do Site Inovação Tecnológica - 07/09/2001


Um consórcio norte-americano de engenharia está desenvolvendo um sistema de auto-correção computadorizado para prevenir falta de energia através da previsão de mudanças rápidas na demandas de clientes industriais, comerciais e residenciais. O sistema prediria com precisão necessidades de energia durante o dia seguinte e então, automaticamente, atenderia essas demandas administrando melhor a distribuição de eletricidade e suplementando a rede com energia de pequenos geradores localizados nas vizinhanças, os quais poderiam ser rapidamente acionados quando necessário.

Esse sistema automatizado permitiria um sofisticado controle de pequenas seções dentro de uma área de serviço, o que é uma inovação muito bem vinda, porque mudanças na demanda elétrica podem variar drasticamente de uma parte de cidade para outra.

"Nós queremos dotar a rede de certas capacidades de auto-regulação, " diz Lefteri Tsoukalas, professor associado na Purdue School of Nuclear Engineering.

Pesquisas recentes mostraram que o método seria efetivo, controlando melhor o fluxo de eletricidade durante horários de pico de demanda. As pesquisas são parcialmente baseadas nas análises de perfis de consumo de energia de clientes na cidade de Chicago -área de DeKalb, Illinois, que foi escolhida para a pesquisa por conter um grande volume de usuários, de uma universidade a bairros industriais e áreas residenciais.

O sistema será chamado TELOS (Transmission Entities with Learning-Capabilities and On-Line Self-Healing: Entidades de Transmissão com capacidade de aprendizagem e auto-correção automática). Telos " é uma palavra grega que significa propósito, objetivo, diz Tsoukalas, especializado em sistemas "neurofuzzy ", programas de computador projetados para simular o aprendizado humano.

Porque eletricidade não pode ser armazenada em grandes quantidades, é extremamente difícil manter um fluxo contínuo ao longo de uma rede elétrica, que é composta de diversos tipos de clientes, cada um variando o consumo consideravelmente de uma semana para outra, de um dia para outro ou mesmo de uma hora para outra. A oferta deve ser constantemente balanceada para atender a demandas variáveis, que podem flutuar de maneiras muito diferentes em diversas áreas, diz Tsoukalas, que encabeça um time de engenheiros de Purdue e estudantes de graduação no Consórcio para a Administração Inteligente da Rede de Energia Elétrica. Os outros sócios do consórcio são a Commonwealth Edison Co., a University of Tennessee, a Tennessee Valley Authority e a Electric Power Research Institute

Sistemas de lógica "fuzzy" trabalham avaliando o acerto global, em vez da exatidão precisa de uma solução para um problema. O cérebro humano usa o mesmo tipo de aproximação para tomar decisões. Nós não ajustamos o termostato no quarto calculando precisamente qual será a temperatura adequada, mas basicamente decidindo sobre o que seria confortável ou não. O mesmo acontece na linguagem: apesar do olho humano conseguir ver milhões de tonalidades de cores, nós não possuímos nomes para cada uma dessas cores.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Geração de Energia
  • Software e Programação
  • Segurança da Informação
  • Fontes Alternativas de Energia

Mais tópicos