Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Energia

Monitor de baterias multifuncional

Redação do Site Inovação Tecnológica - 14/05/2002


O pesquisador James Kozlowski, do Laboratório de Pesquisas Aplicadas da Penn State University (Estados Unidos), divulgou a construção de um protótipo de monitor de baterias multifuncional. O equipamento mede dinamicamente a bateria, informando o tempo que a bateria ainda possui de carga útil, quantas vezes ela poderá ser recarregada até o fim de sua vida útil e até mesmo porque a bateria falhou após alguns poucos recarregamentos.

O equipamento é capaz de vistoriar virtualmente qualquer tipo de bateria, recarregável ou não, seja ela utilizada em equipamentos eletrônicos, sistema de "no-break" ou mesmo em carros, barcos e aviões. Ele foi construído com componentes comuns, a um custo aproximado de US$150,00.

O correto monitoramento da carga da bateria pode aumentar significativamente sua vida útil, na medida em que ela recebe a carga na medida e na velocidade que é capaz de suportar. Os dispositivos similares disponíveis no mercado permitem apenas medidas simples, como o percentual de carga, não oferecendo esse tipo de informação. É normal ler-se o percentual de carga restante, mas essa informação não é conclusiva, uma vez que, dependendo do tempo de uso e das condições da bateria, 90% de carga, por exemplo, pode significar um tempo de uso de 2 horas para uma bateria e de 4 horas para outra.

O protótipo lançado baseia-se principalmente na medição da impedância ao longo de uma extensa faixa de freqüências, utilizando redes neurais, lógica fuzzy e métodos de média móvel. As estimativas feitas pelos três métodos são ainda processadas por um bloco de decisão, onde os três resultados são combinados, resultando em um prognóstico final.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Baterias
  • Equipamentos Eletrônicos
  • Veículos Híbridos e Elétricos
  • Tecnologia Automotiva

Mais tópicos