Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Energia

Novo padrão para baterias recarregáveis

Redação do Site Inovação Tecnológica - 04/09/2003


O Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE), órgão de normatização técnica de renome internacional, acaba de anunciar a primeira versão de um novo padrão para baterias recarregáveis de equipamentos eletrônicos portáteis, como telefones celulares e PDAs. Esta versão inicial foi entregue às empresas que ajudaram a elaborá-lo. O novo padrão P1625, chamado "Padrão para Baterias Recarregáveis para Computadores Portáteis" adota um novo enfoque para aumentar a confiabilidade da próxima geração de baterias recarregáveis de lítio.

Quando todos os comentários que forem feitos nesta fase forem incorporados ao documento, uma versão revisada será disseminada amplamente pela indústria. O padrão final deverá ser aprovado em meados de 2.004.

O novo padrão P1625 tornou-se necessário devido às grandes alterações que a tecnologia vem acrescentando aos notebooks e computadores de mão, o que, em última instância, aumenta a exigência de carga sobre suas baterias. Esta demanda inclui a necessidade de maior potência, maior densidade de energia e capacidade de lidar com ciclos de carga e descarga mais curtos. Mas inclui também a capacidade para tolerar estilos de utilização que resultam em temperaturas operacionais mais elevadas e exposição a choques mecânicos e vibrações.

"Outros padrões para baterias tendem a enfatizar a célula ou seu invólucro," explica o coordenador do grupo que elaborou o documento, Jeff Layton. "Este será o primeiro padrão que procura melhorar a experiência do usuário, focalizando o sistema como um todo, das células individuais da bateria até o equipamento como um todo. O IEEE 1625 será um padrão voluntário que especificará referências mínimas para o projeto, validação, fabricação e teste de baterias, seus invólucros e o computador. Ele versará sobre áreas como qualidade, controle do processo de produção, características químicas da bateria, empacotamento e notificação do usuário."

O novo padrão para baterias recarregáveis é baseado na experiência coletiva dos líderes da indústria, envolvendo fabricantes de baterias e sistemas. Atualmente participam do fórum principal de discussões 18 empresas: Battery-Biz, Compal, Dell, Dynapack, Fedco Electronics, Hewlett Packard, IBM, Inventec, Motorola, National Semiconductor, Panasonic, Quanta, Samsung, Sanyo, Sony, Solectron, Texas Instruments e Wistron.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Baterias
  • Metrologia e Padronização

Mais tópicos