Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Energia

Rede IP para microfones e caixas acústicas

Redação do Site Inovação Tecnológica - 13/11/2003

Rede IP para microfones e caixas acústicas

Quem apenas assiste um musical não imagina o emaranhado de fios necessários para colocar dúzias de microfones e caixas acústicas perfeitamente conectados e funcionando. Já os técnicos conhecem bem a verdadeira teia de aranha formada por quilômetros de cabos, cada um devendo ser plugado no conector exato. O pior acontece quando é necessário alterar-se uma configuração: com sorte, será necessário replugar alguns fios na mesa console, desde, é claro, que todos os fios estejam corretamente identificados.

Mas essa inglória tarefa está com os dias contados, graças à tecnologia IPcom, desenvolvida por engenheiros alemães do Fraunhofer Institute. No novo sistema, microfones e caixas de som são tratados como elementos em uma rede de computadores, cada um com seu próprio endereço IP (Internet Protocol).

Com o IPcom, os vários elementos da rede, microfones e alto-falantes, podem ser conectados entre si no formato que for necessário, de forma instantânea, utilizando-se apenas um mouse e um programa rodando em um PC. Os sinais de áudio são transmitidos continuamente em formato MP3 por meio de conexões Ethernet padrão.

A rede IPcom é capaz de lidar com até 500 conexões simultâneas de áudio. Com a grande vantagem de poder ser integrada a outras redes Ethernet do ambiente. Isto a torna adequada para qualquer utilização que envolva o envio de mensagens a locais específicos, como estações de metrô, shopping centers, aeroportos e hospitais.

Mas há possibilidades de usos mais personalizados. A rede pode ser utilizada para enviar mensagens para pessoas individuais onde quer que elas se encontrem no ambiente. Em uma demonstração, os engenheiros utilizaram um crachá com um pequeno tranmissor. Quando o portador do crachá se desloca para um local específico do ambiente, o sistema é capaz de enviar-lhe uma mensagem emitindo som apenas na caixa acústica que está mais próxima da pessoa.

A rede IPcom será comercializada por uma empresa formada com essa finalidade, a ivistar AG.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Equipamentos Eletrônicos
  • Transmissão de Dados
  • Computadores
  • Nuvem

Mais tópicos