Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Energia

Célula a Combustível utiliza metano de minas de carvão

Redação do Site Inovação Tecnológica - 19/11/2003

Célula a Combustível utiliza metano de minas de carvão

Começou a operar nos Estados Unidos a primeira célula a combustível funcionando a partir de metano liberado em minas de carvão. Ao invés de poluir o ambiente e por em risco a vida dos mineiros, o metano passa a ser uma fonte de energia limpa e eficiente. O projeto, implantado na mina Rose Valley, em Hopedale, estado de Ohio, foi financiado pelo Departamento de Energia daquele país e emprega uma célula a combustível do tipo DFC, fabricada pela empresa FuelCellEnergy.

O projeto pretende verificar a viabilidade da conversão de um gás poluente em fonte de energia limpa. A célula a combustível é capaz de gerar 200 kW de eletricidade, utilizando entre 1.500 e 2.200 metros cúbicos de metano por dia. O gás exalado da mina é capturado em concentrações entre 42 e 47% de metano.

A mina Rose Valley já está exaurida, não possuindo mais atividade de extração de carvão. Mesmo assim, como várias outras minas abandonadas ao redor do mundo, ela continua a liberar metano na atmosfera. Durante a vida útil de uma mina, o metano é retirado do interior da mina e enviado para a superfície por meio de encanamentos adequados. Apenas nos Estados Unidos, são jogados na atmosfera 15 milhões de metros cúbicos de metano por dia, segundo estimativas do Departamento de Energia.

Como o metano captura o calor 20 vezes mais do que o dióxido de carbono, somente as emissões de metano norte-americanas despejam na atmosfera o equivalente a 12 termelétricas movidas a carvão ou a aproximadamente 17 milhões de veículos em funcionamento.

Caso o projeto mostre-se viável, o potencial de geração de energia elétrica a partir das minas de carvão atinge 300 megawatts, apenas nos Estados Unidos.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Fontes Alternativas de Energia
  • Células a Combustível
  • Geração de Energia

Mais tópicos