Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Energia

Nova tecnologia gera fitas de silício para utilização em células solares

Redação do Site Inovação Tecnológica - 04/03/2004

Nova tecnologia gera fitas de silício para utilização em células solares

A empresa norte-americana Evergreen Solar, detentora da tecnologia String Ribbon, anunciou um novo desenvolvimento tecnológico, que permitirá o crescimento simultâneo de quatro fitas de silício em uma única fornada. Quando totalmente desenvolvido, o novo sistema deverá ter um significativo impacto nos preços das células fotovoltaicas.

"É amplamente reconhecido que o crescimento de fitas de silício diretamente do material fundido em um forno tem excelente potencial para barateamento dos custos na produção de células solares de silício," explica Jack Hanoka, chefe de tecnologia da empresa. "O que nós fomos capazes de demonstrar aqui foi não apenas o crescimento de quatro fitas a partir de uma única fornada, mas também um enfoque totalmente novo, dramaticamente mais simples, para o crescimento de cristais."

A tecnologia String Ribbon, originalmente desenvolvida no MIT, combina todos os atrativos do silício cristalino com o campo emergente de filmes ultra-finos. Ela alcança a confiabilidade, estabilidade, eficiência de conversão e aceitação no mercado do silício cristalino, sem os custos e o desperdício das técnicas originais, que consistiam no corte de blocos sólidos de silício.

Nesta nova técnica, fibras de alta temperatura são puxadas verticalmente através de um depósito raso de silício fundido. O silício se espalha e resfria entre as fibras para formar uma fita de silício. Cada par de fibras produz uma única fita. O processo é contínuo, produzindo longas fitas que são depois cortadas para processamento, sem a interrupção do crescimento.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Energia Solar
  • Semicondutores
  • Eletrônica Orgânica
  • Fontes Alternativas de Energia

Mais tópicos