Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Energia

Nova tecnologia permite termelétrica a carvão ambientalmente correta

Redação do Site Inovação Tecnológica - 14/06/2004


O carvão, embora seja um componente importante da matriz energética de vários países, principalmente no hemisfério norte, não tem uma boa reputação junto aos ambientalistas, sendo quase sempre associado com geração de energia ambientalmente incorreta.

Agora uma nova tecnologia desenvolvida nos Estados Unidos poderá ajudar a mudar essa má impressão do combustível que viabilizou a Revolução Industrial. Batizada de Combustão em Leito Fluidizado Circulante a Pressão Ambiente, a nova técnica utiliza carvão de baixa qualidade, um "quase-lixo" para a indústria atual.

A energia elétrica é gerada com baixa emissão de poluentes, além de gerar subprodutos como resíduos para recuperação de solos e calor. A tecnologia será utilizada na instalação de uma nova termelétrica no estado de West Virginia, por meio de uma parceria entre o Departamento de Energia e a empresa Western Greenbrier Co-Generation LLC, a um custo de US$215 milhões.

Quando operacional, a usina deverá gerar 90 MW de eletricidade e ajudar a limpar o depósito onde está o carvão de baixa qualidade, hoje sem uso. O projeto é considerado experimental e será uma demonstração da nova tecnologia. Caso ela se mostre viável, poderá ser adotada em outras regiões que possuam grandes depósitos de carvão que não servem para as siderúrgicas.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Geração de Energia
  • Fontes Alternativas de Energia
  • Poluição
  • Processos Industriais

Mais tópicos