Energia

Óculos de proteção poderão bloquear até raios laser

Redação do Site Inovação Tecnológica - 06/07/2004

Óculos de proteção poderão bloquear até raios laser

Pesquisadores da Universidade Central da Flórida estão desenvolvendo um novo tipo de óculos de proteção que reagirá mais rapidamente a fortes luminosidades, podendo proteger os olhos de trabalhadores até mesmo de raios laser.

Equipamentos com esse conceito já são utilizados por trabalhadores que manuseiam equipamentos de solda no mundo todo. Mas, para lidar com raios laser, o equipamento deve se tornar escuro muito mais rapidamente.

Um feixe de laser típico dura apenas 10 nanosegundos - 10 bilionésimos de segundo - e, nesse período, ele viaja cerca de 30 centímetros. Nessa velocidade, um pulso de laser pode atingir os olhos de um trabalhador ou pesquisador em cerca de 10 milionésimos de segundo.

O material transparente no novo equipamento de segurança deverá ser capaz de reconhecer raios laser de qualquer cor e seus átomos e moléculas deverão reagir imediatamente, tornando-se escuros para proteger os olhos do usuário. Basicamente, o próprio feixe de laser deverá fornecer a energia necessária para iniciar as interações eletrônicas que farão os novos óculos de proteção temporariamente opacos.

Os pesquisadores estão trabalhando em um material líquido com átomos capazes de serem facilmente quebrados para bloquear o laser e, logo a seguir, reunir-se novamente, restaurando a capacidade de visão. Ao contrário de um sólido, um material líquido poderá se quebrar e reunir-se novamente várias vezes em resposta a múltiplas ocorrências.

Como os laser poderão logo se tornar também uma arma nas mãos de criminosos, os cientistas esperam poder utilizar sua criação também na proteção de policiais.