Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Energia

Novo sistema de som capta e reproduz sensações de distância e movimento

Redação do Site Inovação Tecnológica - 12/07/2004

Novo sistema de som capta e reproduz sensações de distância e movimento

Pessoas conversam ao seu redor. Um trio de cordas toca à sua frente e você desloca sua atenção do violoncelo para o violino. Uma soprano anda pelo palco e você vira sua cabeça para seguir sua voz. Sistemas convencionais de gravação de som não conseguem capturar essas experiências. Mas agora uma invenção de engenheiros da Universidade da Califórnia, Estados Unidos, está mudando isso.

O sistema de som binaural com captura de movimento ( MTB: "motion-tracked binaural sound") captura informações da direção, distância e movimento, além de sutilezas naturais de um som ambiente. Desenvolvida por Ralph Algazi, Richard Duda e Dennis Thompson, a nova técnica utiliza equipamentos comuns encontrados no mercado, o que a torna viável economicamente.

Para o ouvinte é uma experiência estranha, na medida em que se ouve pessoas invisíveis falando, tocando ou cantando ao redor, podendo-se alterar sua atenção de um para outro.

"Aparelhos de som convencionais não refletem a forma como você ouve na vida real," afirma Algazi. "Seu corpo, o formato da sua cabeça e a acústica da sala, tudo afeta a forma como você ouve."

Sistemas binaurais convencionais gravam utilizando microfones incorporados na cabeça de um manequim e o aparelho de reprodução imita a gravação. Esse método faz um bom trabalho de reprodução de sons que vêm da direita e da esquerda, mas não daqueles que se originam diretamente na frente ou atrás do ouvinte. Além de não permitir o movimento.

O novo método grava o som utilizando múltiplos microfones - oito para vozes e 16 para músicas - espaçados ao redor da cabeça de um manequim ou de um cilindro. O som é reproduzido por meio de fones de ouvido com um pequeno aparelho de monitoramento de posição conectado no topo da alça dos fones, com o qual se capta os movimentos da cabeça. Quando você move sua cabeça enquanto está ouvindo, o sistema mistura o som de diferentes microfones, reproduzindo o que você deveria ouvir se estivesse na sala.

Os ouvintes podem mover suas cabeças para localizar a origem de um som, virar-se para o rosto de uma pessoa que está "falando ao seu lado" e dizer quando a fonte do som está próxima ou distante. Além disso, o sistema MTB captura sons ambientes, de forma que é possível reconhecer, por exemplo, os ecos em uma catedral ou os limites de uma sala de conferências.

A nova técnica também poderá ser utilizada para teleconferência, jogos de computadores e sistemas de realidade ampliada.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Equipamentos Eletrônicos
  • Sensores
  • Transmissão de Dados
  • Realidade Virtual

Mais tópicos