Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Energia

Menor geladeira do mundo transporta insulina para diabéticos

Redação do Site Inovação Tecnológica - 02/08/2004

Menor geladeira do mundo transporta insulina para diabéticos

Está chegando ao mercado norte-americano a menor geladeira portátil do mundo, alimentada por uma bateria recarregável. O equipamento foi projetado para transportar insulina, um problema para pessoas que sofrem de diabetes que viajam ou quando se ausentam de casa por longos períodos.

Seu inventor, Olaf Diegel, afirma que decidiu criar o aparelho ao ver que muitos portadores de diabetes carregam consigo grandes caixas térmicas com gelo, sempre que precisam viajar.

"Avanços recentes permitem que a insulina seja mantida sem refrigeração por períodos razoáveis, se a temperatura ambiente estiver abaixo dos 20º C. Mudanças rápidas na temperatura, entretanto, são indesejáveis e muitos países têm temperaturas que variam entre 20 e 40º C, que podem estragar a insulina rapidamente," afirma Diegel.

A menor geladeira do mundo é alimentada por uma bateria recarregável e cabe em um bolso de jaqueta. A tecnologia de refrigeração, chamada de Peltier, é uma bomba de calor que não requer um compressor e nem qualquer parte móvel. O recarregamento pode ser feito à noite, deixando o aparelho conectado a uma tomada comum.

A placa Peltier é alimentada com 7,5 volts e consome 5 watts. Ela é ensanduichada entre uma placa de resfriamento e outra que transfere o calor para o exterior, tudo protegido por uma camada de 4 mm de poliestireno.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Refrigeração
  • Saúde e Reabilitação
  • Saúde e Reabilitação
  • Filtragem

Mais tópicos