Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Energia

Novo equipamento de refrigeração utiliza minúsculos cristais de gelo

Redação do Site Inovação Tecnológica - 08/09/2004

Novo equipamento de refrigeração utiliza minúsculos cristais de gelo

Cientistas do Instituto Fraunhofer, Alemanha, desenvolveram um novo equipamento de refrigeração que, embora funcione com o mesmo princípio das geladeiras domésticas, é muito mais eficiente ao tirar proveito de minúsculos cristais de gelo, assim que eles se formam. Isto torna o equipamento menor e muito mais eficiente.

A nova técnica se baseia em uma suspensão líquida que carrega os micro-cristais de gelo. Desta forma, o CryoSol, como foi batizado o equipamento, pode ser utilizado tanto para a refrigeração de alimentos quanto em equipamentos de ar-condicionado.

O novo líquido refrigerante não é tóxico, tem alta capacidade de refrigeração, pode ser produzido a custos baixos e exige equipamentos muito menores do que as atuais câmaras frias baseadas em compressores.

O gelo é criado em um cilindro oco, que é resfriado externamente. Uma pá giratória se encarrega de retirar os minúsculos cristais de gelo que vão se formando na parede interior do cilindro.

A suspensão de cristais de gelo resultante é então tranferida para um tanque de armazenamento, podendo ser utilizada para refrigeração ou em qualquer trocador de calor. A solução líquida pode ser bombeada através de equipamentos convencionais de refrigeração ou canos comuns.

Embora funcione baseado no mesmo princípio dos refrigeradores comuns, o CryoSol também tira vantagem da energia de fusão do gelo. "A capacidade de resfriamento é significativamente superior à tecnologia tradicional e consome muito menos energia," explica Christian Dötsch, coordenador do trabalho.

O protótipo já está sendo utilizado para refrigerar o laboratório onde foi criado. O instituto está em processo de licenciamento para que o produto possa chegar ao mercado.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Refrigeração
  • Nanopartículas
  • Processos Industriais
  • Impactos sobre o Meio Ambiente

Mais tópicos