Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Energia

Estados Unidos criam laboratório para biocombustíveis e biomassa

Redação do Site Inovação Tecnológica - 25/01/2005

Estados Unidos criam laboratório para biocombustíveis e biomassa

Fornecer aos cientistas informações sem precedentes sobre as reações químicas e biológicas que podem transformar plantas e materiais descartáveis em fontes úteis de energia. Esse é o objetivo de um laboratório recém inaugurado nos Estados Unidos, que consumiu investimentos de US$2,85 milhões.

Construído pelo Departamento de Energia daquele país, o novo laboratório será um dos departamentos do Laboratório Nacional de Energias Renováveis (NREL). Entre outros equipamentos de última geração, o laboratório conta com vários microscópios óticos e eletrônicos, que poderão permitir o entendimento das reações que transformam a biomassa em energia em seu nível mais básico, atômico e molecular.

Os equipamentos de alta sensibilidade operarão num ambiente estritamente controlado, incluindo sistemas para monitorar e manter constantes temperatura, umidade, vibração acústica e limpeza, tudo dentro de padrões exatos. Os cientistas também terão à sua disposição os mais avançados sistemas de informática para capturar, registrar e analisar os dados que eles obtiverem.

O novo laboratório irá permitir o desenvolvimento de novas tecnologias para bio-refinarias - complexos industriais que irão produzir combustíveis e uma ampla gama de outros produtos, da mesma forma que as refinarias de petróleo fazem atualmente. Com a salutar diferença de que as bio-refinarias utilizarão como matérias-primas plantas e lixo, ao invés de petróleo.

"O investimento exigido para criar esse laboratório é a prova do compromisso do Departamento de Energia em integrar a energia renovável em nossa infraestrutura nacional de energia," afirmou Douglas Kaempf, da da equipe do próprio Departamento de Energia.

O Brasil possui fundos de investimento, principalmente do Fundo Setorial de Energia, que poderiam ser aplicados em um investimento como este, com claros benefícios de longo prazo para o país. Alguma Universidade se habilita?

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Biocombustíveis
  • Fontes Alternativas de Energia
  • Políticas de Ciência e Tecnologia
  • Reciclagem e Reaproveitamento

Mais tópicos