Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Energia

Equipamento utiliza água para conservar alimentos

Agência FAPESP - 22/08/2005

Equipamento utiliza água para conservar alimentos

Pesquisadores da Embrapa Instrumentação Agropecuária, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária em São Carlos (SP), desenvolveram um método para conservar alimentos sem precisar congelá-los. O novo sistema de hidroconservação se mostrou capaz de até triplicar o tempo de prateleira de vegetais, frutas e legumes.

Calcula-se que 30% da produção brasileira de hortifrútis se perca devidoao armazenamento inadequado, transporte ou manuseio impróprio. O novo sistema mantém os alimentos embalados e imersos em meio líquido com temperatura reduzida. A alta capacidade calorífica e a condutividade térmica da água permitem o controle da temperatura em todo o volume da câmara de armazenagem.

"Em uma geladeira ou câmara fria convencional, o alimento sofre uma variação de temperatura muito grande. Uma prateleira pode registrar 10ºC e outra 2ºC", disse o coordenador do projeto e um dos inventores do sistema, José Dalton Cruz Pessoa, à Agência FAPESP. "Diferente do ar, na água a temperatura é mais homogênea e os alimentos podem ser conservados por mais tempo, sem a necessidade de congelamento."

Durante os testes realizados com a couve-manteiga, o tempo de prateleira do vegetal dobrou, quando comparado com os métodos convencionais. Nos testes com o açaí, a vida útil da fruta, que normalmente é de quatro dias, passou para 11.

"Com base nesses resultados, uma de nossas intenções é adaptar um protótipo exclusivo para o transporte fluvial de açaí. Os barqueiros chegam a levar até três dias para transportar o fruto e, muitas vezes, quando chega ao consumidor final, ele já está estragado", conta Pessoa.

Um protótipo do equipamento foi apresentado na semana passada durante o workshop "Perspectivas dos projetos da Rede Brasil de Tecnologia (RBT) no Agronegócio", que ocorreu no interior de São Paulo no início do mês. O sistema de hidroconservação é um dos 22 projetos aprovados no período 2004/2005 pela Rede Brasil de Tecnologia (RBT), programa estratégico do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) com foco em quatro segmentos: petróleo, gás natural, energias alternativas e agronegócios.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Refrigeração
  • Processos Industriais

Mais tópicos