Energia

Cientistas descobrem fogo magnético

Redação do Site Inovação Tecnológica - 26/08/2005

Em um experimento inusitado, cientistas norte-americanos descobriram que, em nanoescala, materiais magnéticos emitem uma espécie de "chama magnética", um processo muito semelhante ao produzido por uma substância inflamável pegando fogo.

Estas "chamas" estão sendo chamadas de "avalanches magnéticas", devido ao efeito cumulativo que as causa. As avalanches magnéticas ocorrem quando a polaridade de um nanomagneto molecular é alterada rapidamente e com liberação de energia suficiente para causar uma reação em cadeia - uma reação que altera a polaridade dos nanomagnetos moleculares vizinhos. Tudo isso acontece no interior de um cristal.

A experiência foi criada pela estudante Yoko Suzuki, da Universidade City College, inspirada no trabalho do professor Eugene Chudnovsky (Lehman College). Chudnovsky e Dmitry Garanin são os autores da teoria que diz que as chamas magnéticas são possíveis.

Suzuki mediu a difusão de uma avalanche molecular através de um cristal de manganês (Mn12), utilizando uma malha de minúsculos sensores de efeito Hall, colocados sob o cristal. As medições mostraram que a avalanche se propaga a uma velocidade de poucos metros por segundo, na forma de uma "labareda", que libera energia magnética no interior do cristal.

"Nanomagnetos moleculares são o primeiro tipo de material conhecido no qual a densidade de energia é suficiente para iniciar a 'chama magnética'," explica a professora Myriam P. Sarachik, orientadora de Suzuki. "Isto poderá abrir um novo caminho potencialmente importante para se investigar a dinâmica do fogo em substâncias inflamáveis porque, ao contrário da queima química, a queima magnética é não-destrutiva, reversível e mais facilmente controlável."

A teoria de Chudnovsky e Garanin vai ainda além. Eles prevêem que, sob certas circunstâncias, um sistema magnético poderá emitir uma espécie de radiação laser. Eles sugerem que uma avalanche magnética poderá acionar esse laser espontâneo. A medição da avalanche é o primeiro passo para se confirmar essa teoria.

Um artigo sobre a queima magnética será publicado no periódico Physical Review Letters.