Energia

Novo material pode ter magnetismo em estado líquido

Redação do Site Inovação Tecnológica - 13/09/2005

Novo material pode ter magnetismo em estado líquido

Cientistas norte-americanos e japoneses, trabalhando conjuntamente, podem ter descoberto o longamente sonhado material que apresenta magnetismo em estado líquido. A pesquisa foi publicada na revista Science da última sexta-feira, dia 9.

O inusitado material - sulfeto de níquel-gálio (NiGa2S4), foi sintetizado por cientistas da Universidade de Quioto, Japão. A seguir ele foi estudado por cientistas de várias universidades e do Instituto Nacional de Padronização e Tecnologia, nos Estados Unidos.

Os cientistas descobriram que a disposição triangular dos átomos do material parece impedir o alinhamento magnético de seus spins, a característica dos elétrons que produz o magnetismo. Um estado magnético "líquido" ocorre quando os spins magnéticos flutuam desordenadamente, um arranjo fluídico que não produz uma força magnética total.

Esse estado de magnetismo líquido foi proposto teoricamente há mais de 30 anos. Ele pode estar relacionado à forma também fluida com se movem os elétrons, sem qualquer resistência, em materiais supercondutores.

"Esta pesquisa mostra que, em um instante no tempo, o material se parece com um líquido magnético. Mas, se há flutuações no tempo, assim como no líquido, isso ainda terá que ser estudado," explica o professor Collin Broholm.

Os cientistas fizeram seu experimento utilizando um instrumento chamado espectrômetro chopper de disco. Ele dispara ondas de nêutrons de um comprimento de onda fixo através da amostra que está sendo estudada. A seguir, mais de 900 sensores, dispostos em um grande semicírculo, determinam exatamente onde e quando os nêutrons emergem, dando informações precisas para o mapeamento dos spins dos elétrons.