Energia

China constrói o primeiro sol artificial do mundo

Redação do Site Inovação Tecnológica - 26/01/2006

China constrói o primeiro sol artificial do mundo

Fusão nuclear

A Academia de Ciências da China anunciou o início da montagem de seu Tokamak, um reator de fusão atômica que, espera-se, poderá um dia tornar-se uma fonte virtualmente infinita de energia.

A fusão nuclear é o processo de geração de calor do Sol e de todas as estrelas. É por isso que os chineses estão chamando seu reator de "sol artificial".

O novo Tokamak, chamado de EAST ("Experimental Advanced Superconducting Tokamak"), é uma atualização do HT-7, um reator construído em parceria com a Rússia nos anos 1990. O HT-7 tornou a China o quarto país do mundo a possuir um equipamento desse tipo, depois da Rússia, França e Japão.

Segundo um comunicado da Academia de Ciências da China, o novo reator de fusão deverá ser montado entre Março e Abril deste ano, com os primeiros testes experimentais começando em Julho ou Agosto.

"Os resultados das pesquisas do projeto EAST serão importantes para o Reator Termonuclear Experimental Internacional, ou ITER, em termos de pesquisa básica tanto em engenharia quanto em física," afirmou Wan Yuanxi, chefe do projeto, que está sediado na cidade de Heifei.

Sol artificial

A fusão nuclear controlada é tida como a forma mais eficiente de se gerar energia.

Os cientistas acreditam que o deutério possa ser extraído da água do mar, sendo utilizado em uma reação de fusão.

O deutério retirado de um litro de água do mar renderia o mesmo que 300 litros de gasolina. Essa reação pode atingir temperaturas de até 100 milhões de graus Celsius.