Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Energia

Cientistas brasileiros criam micro-bomba de precisão

Antonio Carlos Quinto - Agência USP - 08/03/2006

Cientistas brasileiros criam micro-bomba de precisão

Pesquisadores do Departamento de Mecatrônica da Escola Politécnica da USP construíram o protótipo de uma bomba de fluxo de precisão (piezoelétrica) que, além de utilizar fluidos em seu sistema de refrigeração, tem o potencial de ser miniaturizada.

A tecnologia será utilizada para reduzir altas temperaturas em sistemas eletrônicos. "O objetivo é utilizar a bomba em equipamentos cada vez menores", informa o engenheiro mecatrônico Paulo Henrique Nakasone. O protótipo atual mede aproximadamente 8 por 5 centímetros (cm) por cerca de 4 milímetros (mm) de altura, pouco maior que uma caixa de fósforos.

"Em alguns casos de pequenas cirurgias, onde é necessário o bombeamento de sangue, os médicos detectaram que havia a hemólise [morte de células] por aumento de pressão e turbulência", conta Nakasone. "Estamos estudando um protótipo que, utilizando o princípio da nadadeira de um peixe, seja capaz de bombear o sangue durante o processo, evitando a hemólise", explica, lembrando que esta foi a motivação inicial para o desenvolvimento do trabalho.

Na parte interna da bomba existe um canal retangular (20mm X 6mm) por onde passa o fluido. Nesse local opera um atuador piezoelétrico, composto por materiais como metal, cerâmica e acrílico. "Este atuador se deforma com a eletricidade e se movimenta como a nadadeira de um peixe. É quando acontece o resfriamento do fluido que retorna para o sistema eletrônico", explica Pires. "Mas há a possibilidade de reduzirmos ainda mais o equipamento, dependendo da necessidade", garante.

Ele confirma que uma das primeiras aplicações da bomba piezoelétrica será mesmo na área de biomedicina, embora de maneira diferente da imaginada inicialmente. Os engenheiros foram procurados por uma empresa do setor para desenvolverem um sistema de resfriamento para um iluminador cirúrgico. Segundo ele, a instalação do sistema no equipamento evitará os incômodos atuais dos diversos maquinários numa sala de cirurgia. Segundo Pires, este protótipo deverá estar disponível comercialmente em um ano e meio.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Saúde e Reabilitação
  • Saúde e Reabilitação
  • Refrigeração

Mais tópicos