Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Energia

Panasonic faz vôo de avião elétrico experimental movido a pilha

Redação do Site Inovação Tecnológica - 04/05/2006

Panasonic faz vôo de avião elétrico experimental movido a pilha

A empresa japonesa Panasonic conseguiu fazer com relativo sucesso o primeiro vôo de um avião experimental totalmente movido a pilha. Ou, mais precisamente, movido por um pequeno motor elétrico alimentado por exatas 100 pilhas.

A idéia é promover um novo tipo de pilha, chamado de "oxyride", com o qual a empresa tenta desbancar as pilhas alcalinas. Pilhas oxyride têm uma tensão de 1,7 volts, contra 1,5 volts das pilhas alcalinas e comuns e 1,2 volts das pilhas recarregáveis.

Este novo tipo de pilha inclui uma nova camada de grafite e dióxido de manganês em partículas microscópicas, tornando o material muito mais denso, por conseguinte gerando maior potência.

No eletrodo negativo é empregada uma nova substância, chamada oxi-hidróxido de níquel, o que permite a geração de uma maior tensão.

Ah, sim, o vôo do avião experimental: a expressão em japonês apresentada pela empresa como avaliação do vôo é virtualmente intraduzível. Mas, sem risco de errar muito, poderíamos dizer que o avião "deu uma planada legal."

O avião experimental foi projetado e construído em conjunto com o Instituto de Tecnologia de Tóquio.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Aviões
  • Baterias
  • Fontes Alternativas de Energia

Mais tópicos