Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Energia

Cientistas criam versão ultrasônica do raio laser

Redação do Site Inovação Tecnológica - 13/06/2006

Cientistas criam versão ultrasônica do raio laser

Laser de som

Você certamente já ouvir falar de raios laser. Mas talvez não se lembre de que LASER é uma sigla para "Light Amplification by the Stimulated Emission of Radiation", ou amplificação de luz pela emissão estimulada de radiação. Um raio laser é um feixe altamente controlado de luz.

Agora, cientistas criaram um UASER. Sai o L, de luz, e entrada o U, de ultrassom. O uaser é um instrumento que produz ondas ultrassônicas coerentes e de uma única freqüência. Ele poderá ser utilizado para estudar a dinâmica do laser e para detectar delicadas alterações, como mudanças de fase, nos modernos materiais artificiais.

"Nós demonstramos que a natureza essencial de um laser pode ser imitada pela mecânica clássica - não pela mecânica quântica - pelos sons, ao invés da luz," explica Richard Weaver, da Universidade de Illinois, Estados Unidos.

Transdutores

Para construir o uaser, Weaver e seus colegas Oleg Lobkis e Alexey Yamilov montaram vários osciladores piezoelétricos sobre um bloco de alumínio, que serve como um corpo acústico elástico. Quando uma fonte acústica externa é aplicada ao aparelho, os osciladores sincronizam-se com o tom desse som externo. É o mesmo que acontece com os vagalumes, que passam a piscar juntos se você os coloca em um ambiente fechado.

Quando a fonte externa é desligada, os minúsculos transdutores eletroacústicos - alto-falantes, em termos mais simples - ficam travados entre si, devido ao acesso compartilhado ao mesmo sistema acústico.

"Projetando cuidadosamente os transdutores, nós podemos garantir as fases corretas e produzir a emissão estimulada. Como resultado, a potência de saída está na proporção do quadrado do número de osciladores," explica Weaver.

O uaser lembra mais um "laser aleatório" do que um laser convencional e altamente direcional. "Em princípio, entretanto, não há razão porque nós não possamos conseguir projetar um uaser para gerar um feixe estreito e altamente direcional," diz o cientista.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Raios Laser
  • Equipamentos Eletrônicos
  • Radiação Eletromagnética
  • Magnetismo

Mais tópicos